Correio do Minho

Braga,

Pavilhão do Atlântico distinguido com o MasterPrize em Los Angeles

Amigos não são amiguinhos

Ideias

2018-11-16 às 06h00

Paulo Monteiro

O projecto Pavilhão do Atlântico, em Viana do Castelo, um projecto de Valdemar Coutinho Arquitectos foi um dos cinco projectos portugueses de arquitectura distinguidos nos MasterPrize, em Los Angeles, Estados Unidos da América.
Os MasterPrize de Arquitectura são atribuídos em 412 categorias. O projecto Pavilhão do Atlântico venceu na categoria de design e recreativa e a sua construção representou um investimentos de 1,3 milhões de euros e foi inaugurado em Setembro passado. O pavilhão é “compostos por dois corpos paralelepípedos, integra uma área de jogo que permite a prática de basquetebol, vestiários e balneários para 20 atletas cada, vestiários para treinadores e árbitros, primeiros socorros e apoio médico, uma recepção, uma cafetaria e áreas técnicas e de arrecadação” e ainda uma bancada para 152 pessoas.

De destacar, na entrada, um painel da autoria de Mário Rocha. Uma excelente obra de arquitectura e, por isso mesmo, agora premiada. A cerimónia de entrega dos prémios decorre no próximo ano no Museu Guggenheim, em Bilbau (Espanha) em data ainda a anunciar.
Este é mais um exemplo de que os arquitectos portugueses são reconhecidos internacionalmente. Centenas de trabalhos já foram premiados lá fora e onde há a destacar o Prémio Pritzker (conhecido pelo Nobel da Arquitectura) e que já foi ganho por Álvaro Siza Vieira (em 1992, com a renovação do Chiado) e Eduardo Souto de Moura (em 2011, com o Estádio Municipal de Braga). Mais palavras para quê?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.