Correio do Minho

Braga,

- +

Prestige: 17 anos

Datas que não podem ser esquecidas durante todo o ano

Prestige: 17 anos

Ideias

2019-11-13 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

“No dia 13 de novembro de 2002, o Prestige foi apanhado por uma terrível tempestade quando navegava junto às costas da Galiza, numa zona tão perigosa que até tem o nome de Costa da Morte. O comandante, vendo-se em apuros, devido a um rombo no casco, enviou um SOS para terra dando notícia do perigo em que se encontravam o navio, a tripulação e a carga. Estando a cerca de 50 quilómetros do Cabo Finisterra, o porto mais próximo era Muxia. Ali desejaria procurar abrigo, mas o governo espanhol não autorizou e preferiu enviar um rebocador para o socorrer, afastando-o da costa galega. Esta decisão tornar-se-ia fatal pois à medida que o Prestige se afastava, ia deixando atrás de si um rasto de fuelóleo que alastrou pelo mar e atingiu terra. A tempestade continuava, a situação do navio piorava, e no dia 19 de novembro partiu-se em dois a cerca de 250 quilómetros da costa. Ao meio dia afundou-se a popa e às 19 horas afundou-se o resto do navio.(...) Os efeitos desta maré negra, em que foram derramadas cerca de 20 000 toneladas de fuelóleo, não se fizeram esperar. Prejuízos tremendos para os pescadores e mariscadores impedidos de exercer a sua atividade. Morte de milhares de animais marinhos e de aves que ofereciam um espetáculo desolador com as penas cobertas de massa escura e espessa (...) As imagens desencadearam muitas iniciativas solidárias. (...) De Portugal, partiram 200. Estes voluntários, devidamente enquadrados por profissionais, salvaram muitas aves e participaram na limpeza das praias.”

‘O Prestige e a maré negra na Galiza’ é o título desta história veridica e que podemos encontrar no livro ‘Catástrofes e Grandes Desastres’, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e de onde retirei alguns excertos. Para não esquecermos esta desgraça com 17 anos e que uniu um dia galegos e minhotos numa enorme onda de solidariedade. É por isso que sexta-feira estaremos juntos. Falarei disso amanhã...!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

08 Dezembro 2019

A Sueca

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.