Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Quando Salazar proibiu a ‘Time’

Artistas que Monserrate viu nascer

Quando Salazar proibiu a ‘Time’

Ideias

2019-07-22 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 73 anos que António de Oliveira Salazar acordou e ficou mal disposto com as notícias. Ou melhor... devia ficar sempre quando alguma notícia fugia ao lápis azul e dizia aquilo que ele não queria. Mas neste dia, em 1946, nada podia fazer porque não tinha lápis que chegasse ao poder da revista norte-americana ‘Time’, que disse mal do ditador português. Na capa trazia a sua fotografia e ao lado uma maçã podre. Só a imagem devia ter provocado vómitos a Salazar.?pena que não se tivesse, nessa altura, engasgado ou caído da cadeira mas... adiante. Leu o título: “Portugal, how Bad is the Best?” (“Até que ponto o melhor de Portugal é mau?”), ficou fulo.

Depois leu: “Portugal, na passada semana não teve notícias de relevo, aliás, à semelhança dos últimos 20 anos. Salazar, diz, para o bem dos portugueses, suprime e distorce todas as notícias. (…) Passados que são 20 anos de ditadura de Salazar, o decano dos ditadores na Europa, Portugal é uma terra melancólica, de pessoas empobrecidas, confusas e amedrontadas.” Salazar ficou fulo e obrigou logo à recolha de todas as revistas em Portugal e proibiu a distribuição e venda. E vingou-se ainda mais já que proibiu a revista de sair durante vários anos no nosso país.
Há notícias e acontecimentos históricos que devem sempre ser recordados. E hoje trouxe aqui este pedaço histórico entre Salazar e a ‘Time’ porque a liberdade que foi conquistada a 25 de Abril de 1974 nunca deve ser colocada em questão. Por isso é bom relembrar e é bom recordar que não devemos alimentar extremismos nem populismos porque nos podem levar para maus caminhos, o mesmo é dizer para caminhos de ditaduras...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.