Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Sejam bem-vindos!

Melhorar o SNS com os profissionais de saúde

Sejam bem-vindos!

Voz às Escolas

2019-09-16 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

É a educação que transforma as pessoas e lhes dá oportunidade de um futuro melhor!

A melhor forma de iniciar mais um ano letivo é dizer a todos os alunos do Agrupamento André Soares: SEJAM BEM-VINDOS, de novo, à vossa escola, ao melhor local para aprender e ser feliz! À melhor oportunidade para desenvolver e crescer em harmonia! Este é o grande desejo de toda a comunidade escolar que preparou, com grande expectativa, o início de nova jornada, carregada de sonhos e de metas a alcançar!
O dia do regresso às aulas assinala, para os alunos, pais e professores, um importante período de recomeço, carregado de apreensão, ansiedade e preocupação. As crianças e os jovens, e as suas famílias, sentem e manifestam, no início de cada ano letivo, a ansiedade de quem passou tanto tempo em conjunto, em liberdade, sem horários nem preocupações, longe da escola, dos colegas e dos professores.

Mas é tão bom regressar à escola, mostrar as novidades, a mochila nova, os materiais acabados de comprar, abraçar os amigos, contar as vivências das férias e partilhar histórias de vida. Nem todos! Alguns ficam “doentes” só de pensar em voltar à rotina, com medos, tantos receios, tanta insegurança! Cada recomeço precisa de tempo para adequar as dinâmicas e o ritmo. Os mais pequeninos, que deram o grande salto do jardim-de-infância para o primeiro ciclo, habituados a viver num espaço maioritariamente de brincadeira, sentem muito mais esta mudança - transitar para uma sala onde o trabalho curricular é mais exigente causará, por certo, dificuldades e receios, na medida da personalidade, da maturidade e das caraterísticas de cada um. O medo do desconhecido causa muita insegurança e surge como um recurso de defesa e proteção. Por isso as reações das crianças são perfeitamente compreensíveis. Vamos dar-lhes tempo! Tempo para se adaptarem a novos espaços, novas pessoas, novos amigos e novas relações. Estando sempre ao seu lado!

Cada menino e menina é único, precisa de ser respeitado na sua singularidade. A família é a peça-chave, fundamental na adaptação e na integração das crianças no novo contexto escolar. Promover o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança é a melhor prenda que lhes podemos colocar na mochila, contribuindo assim para o seu bem-estar. Devemos conter a nossa ansiedade, pois ela será absorvida pelos mais pequenos, com impacto na sua forma de estar na escola, no modo como lidam com os colegas, no isolamento que procuram e na falta de confiança nos novos professores. Acreditamos que os primeiros dias de aula são necessariamente os mais delicados, exigindo maior empatia, dedicação e cuidado. Neste processo, todos são indispensáveis para que a iniciação do ano letivo seja suave, tranquila e, acima de tudo, uma experiência positiva e gratificante para toda a comunidade escolar.
Sejam bem-vindos ao Agrupamento de escolas André Soares – uma escola para todos! Uma escola que sonha, que quer percorrer um processo educativo com todos os alunos, não deixando nenhum pelo caminho!

Um feliz ano letivo 2019/2020

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

13 Novembro 2019

Dia do Diploma 2019

11 Novembro 2019

O dia de S. Martinho!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.