Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ideias

2018-10-17 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, a Braval é coordenadora, na nossa área geográfica, da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que vai decorrer de 17 a 25 de novembro, com a missão de incentivar, apoiar, validar e divulgar as ações propostas.
Durante estes dias, serão organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos, por toda a Europa.
Qualquer instituição ou cidadão poderá fazer parte deste evento de nível europeu, bastando para isso realizar alguma ação, durante a SEPR, que vá de encontro à redução, reutilização ou reciclagem. Para que isto aconteça, as ações devem ser registadas na plataforma europeia em www.ewwr.eu, até 9 de novembro. Assim, juntar-se-ão a milhares de europeus que irão prevenir a produção de resíduos.

Em 2018, o tema em destaque é “Tempo de Desintoxicar”, encorajando a reflexão sobre a prevenção de resíduos perigosos, mas qualquer ação de prevenção/reciclagem de resíduos é bem-vinda. Todas as ações que promovam a redução ou reciclagem de resíduos: correta deposição de resíduos, combate ao desperdício alimentar, redução da utilização de embalagens, promoção da separação de resíduos, ações de limpeza, campanhas de recolha de resíduos, de consumo de água da torneira, entre muitas outras que podem ser realizadas a título individual.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos realiza-se desde 2007 e visa despertar e aumentar a consciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática: massificando uma redução sustentável de resíduos na Europa, dando a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos e encorajando mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus.

Para atingir estes objetivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia adjacente é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir o impacto dos resíduos gerados.
Autoridades públicas, associações, empresas, estabelecimentos de ensino ou qualquer pessoa interessada em participar, deve organizar uma ação focada nos "3Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
No ano passado, mais de 13.410 ações foram registadas em toda a Europa. Na área da Braval foram 15 as instituições que aceitaram o desafio e desenvolveram 39 ações, sendo a Braval a terceira região com mais ações registadas, em Portugal, o que muito nos orgulha.
Vamos todos juntos aumentar a consciencialização ambiental!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho