Correio do Minho

Braga,

Senhor doutor, o que é isso da menopausa?

Ilusões

Voz à Saúde

2017-05-02 às 06h00

Joana Barbosa

A menopausa define-se após 12 meses sem períodos menstruais, sem outras causas fisiológicas ou patológicas. Em média ocorre aos 51 anos ( menos de 40 anos é anormal), e reflete a perda completa ou quase completa dos ovários. Apesar de haver possibilidade de realizar testes laboratoriais, estes são meramente orientativos.
As alterações hormonais e sintomas clínicos ocorrem no período que antecede e que procede a menopausa denomi- nando-se climatério ou perimenopausa. Acredita-se que os sintomas da perimenopausa são causados por flutuações nos valores hormonais. Estes podem não existir ou ser ligeiros, moderados ou graves.

A sintomatologia pode começar até 6 anos antes do período menstrual final e continuar por um número variável de anos após o mesmo.
Durante esta fase as mulheres muitas vezes experimentam uma variedade de sintomas, sendo estes: afrontamentos ou rubor (mais comum), insónia (alteração no sono), palpitações, ganho de peso e edema, alterações de humor, menstruação irregular e dor de cabeça. A incontinência urinária pós menopausa, não é menos frequente, e ocorre por diminuição do trofismo da zona genital, sendo aconselhável realizar exercícios de reforço muscular, como andar, nadar, e suspender o jato urinário durante a micção.

Como medidas de conforto, para evitar os afrontamentos, aconselha-se a não consumir alimentos com muitas especiarias, alimentos quentes, bebidas alcoólicas ou cafeina. A prática de exercício físico além de evitar o aumento de peso, contribui para controlar as variações de humor e a irritabilidade. Existe ainda a terapêutica hormonal de substituição, que deverá ser ponderada para mulheres com sintomatologia muito grave e de acordo com o seu estado de saúde global.
Se tiver algum destes sintomas, deverá recorrer ao seu médico assistente para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas.
Cuide de Si, Cuide da sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.