Correio do Minho

Braga, sexta-feira

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Sugestões para caminhantes

O sofisma

Escreve quem sabe

2015-02-14 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Se não está habituado a caminhar, mas está a pensar em melhorar a sua saúde e bem-estar através da atividade física,ou se não se sente confiante em sair sozinho, tente integrar um grupo que possua um líder experiente pois proporcionar-lhe-á um ambiente seguro. Pode encontrar esses grupos em sites ou esteja atento a iniciativas de autarquias e de associações recreativas, culturais ou ambientais. Comece por percursos curtos (5 ou 6 km) e fáceis e vá aumentando, gradualmente, a distância e grau de dificul- dade. Se não tem qualquer prática de caminhada comece pelas urbanas, frequentemente organizadas pelas autarquias ou associadas a campanhas de angariação de verbas para fins solidários pois, o piso normalmente é plano e, em qualquer momento, poderá abandonar e descansar num café ou jardim e encontrar facilmente o caminho de volta.
Há pessoas mais experientes que gostam de caminhar sozinhas ou em pequenos grupos, por indisponibilidade de tempo ou dificuldade em acertar ritmos. Nesse caso, particularmente se não tiver sentido de orientação, utilize caminhos já conhecidos e bem marcados. Caso contrário pode ir a sites de municípios e de espaços naturais que têm mapas com percursos que pode descarregar, outros ainda estão disponíveis na forma de brochuras ou livros.
Uma das grandes vantagens da caminhada é que não temos de aprender. Mas é possível obter ainda mais da caminhada, melhorando a sua postura e técnica, que vai fazer com que se sinta mais confortável, e adotando um ritmo mais vivo, bom para o coração e pulmões.
Se já começou a fazer caminhadas, então já deu os primeiros passos para um estilo de vida mais saudável, mais feliz. Caminhar pode ajudá-lo no período de recuperação, após doenças mais ou menos prolongadas, e pode aliviar alguns dos sintomas de problemas ligeiros de saúde. Mas não é apenas na cura, é essencialmente na prevenção, que caminhar ajuda.
No caso de famílias com crianças, é essencial obter dicas práticas para ajudar a manter a caminhada divertida e segura para os mais pequenos, nomeadamente desenvolver o espírito de observação (observando as árvores, a posição do sol, as flores e frutos, os monumentos,…), contar histórias do local, cantar, dizer travalinguas…

Ande em grupo
Se caminhar com a família e os amigos, saia com os colegas de trabalho na hora do almoço ou participe num grupo de caminhada. Andar com outras pessoas pode realmente ajudar a ficar motivado. Podem incentivar-se uns aos outros e compartilhar histórias e rir. Se se divertir nem vai perceber o quanto percorreu. Se fizer um plano para ir a pé com os outros também é menos provável mudar de ideias no último minuto, dado ter assumido o compromisso e não querer desiludi-los. Depois de experimentar a diversão de andar num grupo, será ainda menos provável abandonar a prática! Caminhar com outros também pode estimular a descobrir novos locais para passear ou podem planear uma nova aventura juntos e compartilhar transporte até lá, se for mais longe.

Conhecer novas pessoas
Se é novo na prática de caminhada - ou está a voltar a andar depois de uma doença - andar com outras pessoas pode ser um grande apoio. Podem compartilhar histórias e experiências, encorajarem-se uns aos outros a continuar a caminhar e estimular à descoberta de novos lugares. Juntar-se a um grupo de caminhada também é óptimo para a sua vida social. Ao fazer uma atividade que todos gostam é provável que encontre pessoas com quem tenha coisas em comum, com quem se vai dar bem e ser capaz de dar umas gargalhadas e pode acabar por fazer amizades duradouras. Caminhar é uma atividade inerentemente segura mas, no caso improvável de um acidente ocorrer e ficar ferido, é sempre melhor estar num grupo, de preferência com alguém que saiba prestar os primeiros socorros e tenha capacidades de orientação. Se um problema compartilhado é um problema pela metade, definitivamente uma caminhada compartilhada é definitivamente uma experiência duplicada. Que melhor maneira de desfrutar de espaços verdes ou de um dia de sol quente do que ao fazê-lo juntos?

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