Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

“Todos Juntos por Uma Causa!”

Os bobos

“Todos Juntos por Uma Causa!”

Voz à Saúde

2019-05-28 às 06h00

Selma Souto Selma Souto

A OBESIDADE é considerada actualmente a epidemia do século XXI! É uma doença crónica, bastante complexa e que pode ter várias causas, designadamente, do foro endócrino e genético. Porém, a principal causa do excesso de peso e da obesidade é uma alteração do balanço energético resultante do dispêndio de energia ser inferior àquela que é consumida!
Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade afectam mais de 50% da população!

A OBESIDADE tem muitas repercussões ao nível da morbilidade e da qualidade de vida, e complicações que podem ter grande impacto na esperança de vida. Muitas pessoas com excesso de peso e obesidade têm outras doenças graves associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol ou triglicerídeos elevados, doenças articulares, apneia de sono, depressão, assim como risco aumentado de vários cancros. Todos os anos 2,8 milhões de pessoas morrem pelo facto de terem excesso de peso ou obesidade!
É urgente intervir no combate à Obesidade!

Após exclusão de causas endócrinas ou genéticas, o tratamento da obesidade deve passar sempre por medidas de intervenção de estilo de vida, tais como um plano alimentar adequado e exercício físico regular. Em Portugal existem actualmente disponíveis alguns medicamentos eficazes na perda de peso e aprovados para o tratamento da obesidade e pré-obesidade. Nos casos mais graves de obesidade, pode recorrer-se à cirurgia bariátrica.
A perda de 5 a 10% do peso corporal é considerada um sucesso no tratamento, uma vez que reduz significativamente o risco de todas as co-morbilidades associadas à doença.

No dia 18 de Maio comemorou-se o Dia Nacional e Europeu de Luta Conta o Obesidade, cujo mote em 2019 foi “Tackling Obesity Together”, isto é “Enfrentando a Obesidade Juntos”.
Inspirada neste mote, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade adoptou o lema “Todos Juntos por Uma Causa” para o 23.º Congresso Português de Obesidade, que este ano decorrerá em Braga, de 22 a 24 de Novembro.
A OBESIDADE necessita assim de uma abordagem multi-sectorial, multidisciplinar e com proximidade à cultura e aos costumes!
É necessário que os governos, parceiros nacionais e internacionais e, a sociedade civil e o sector privado se unam para encontrar uma solução abrangente para a doença.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho