Correio do Minho

Braga, sábado

Transportes: excelentes notícias

Plástico - Pequenos passos no caminho certo

Ideias

2018-09-24 às 06h00

Paulo Monteiro

A semana que terminou e dedicada à mobilidade trouxe-nos grandes e boas notícias no que diz respeito aos transportes. Nos autocarros, de Braga a Viana, passando por Barcelos, foram muitas e boas as notícias, com as apostas em transportes eléctricos e no surgimento de novos transportes públicos.
Mas também na ferrovia as notícias foram muito positivas. Primeiro pela acção do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular que continua a sua ‘luta’ por uma melhor ligação entre o Norte de Portugal e a Galiza e a reivindicar uma paragem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a passagem do comboio por Braga com ligação à Galiza, o que significa uma nova linha ferroviária e uma nova estação de caminhos de ferro.

Depois... o grupo Arriva, que já opera em muitos concelhos do Minho e que no final da semana apresentou a sua intenção de avançar com uma nova linha internacional Corunha-Porto, com paragens em Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Gueixar, Valença, Nine e Porto-Campanhã. A nova linha ferroviária proposta terá uma extensão de 342 quilómetros e a duração de duas horas e 46 minutos. Excelente e numa altura em que a liberalização das linhas ferroviárias está prevista para 2020, por imposição europeia.
Não há dúvida de que se trabalha muito bem por esta eurorregião, com cerca de seis milhões de habitantes, e onde as ligações entre o Norte de Portugal e a Galiza são cada vez melhores e, sem dúvida, um grande exemplo para toda a Europa.
Estamos, como sempre, no bom caminho...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.