André Soares – o nosso patrono!
Escreve quem sabe
2010-12-31 às 06h00
O Inverno corresponde a uma estação onde o gasto de energia é maior. Dentro destes gastos encontram-se o aquecimento e a iluminação. Se no primeiro podemos ter alguma dificuldade, consoante o tipo de aquecimento em nossa casa, no segundo já temos mais hipóteses de poupar, bem como de ajudar o ambiente, eis algumas dicas valiosas:
1) É aconselhável usar lâmpadas de alta potência para ler. Uma lâmpada de 100w consome o mesmo que quatro de 25w, mas emite quase o dobro da luz. As lâmpadas de 25 W fornecem luz suficiente para se conversar à noite, criando um ambiente agradável e reduzindo as facturas da electricidade.
2) Logo que possa troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras: fluorescentes tubulares ou fluorescentes compactas. Embora mais caras, emitem a mesma luz, podem durar 8 a 10 vezes mais e economizam até 80% da energia. Ou então as LED (díodo emissor de luz) cada vez mais comuns e 100 vezes mais eficientes. Não gosta do tom azulado? As lâmpadas compactas estão à venda em diferentes espectros de luz, dependendo do objectivo: para trabalhos de minúcia, sensação de aconchego ou cores realistas. As lâmpadas têm o mesmo aspecto e é sinalizado na caixa qual o espectro de luz que emitem.
3) Quando comprar uma lâmpada procure a etiqueta de eficiência energética bem como as classificações ecológicas/económicas. É de salientar que existem no mercado lâmpadas com esta designação que têm uma baixa eficiência energética (classe D ou menos).
4) As lâmpadas fluorescentes compactas têm uma instalação compatível com os casquilhos tradicionais usados para as lâmpadas incandescentes.
5) Prefira a luz natural (adapte a disposição da sala, quarto, etc.) e mantenha os vidros das janelas limpos.
6) As paredes e tectos escuros podem parecer interessantes mas absorvem mais luz. Com cores claras ou branco, nas paredes e tectos, conseguirá o máximo de iluminação com menor número de candeeiros acesos à noite e de dia com os cortinados abertos, essas cores tornam o espaço mais luminoso.
7) Coloque as lâmpadas nos cantos pois as paredes reflectirão mais luz do que se a lâmpada estiver colocada no meio da parede.
8) Instale detectores de presença em cada divisão de passagem (dispensa, corredor, garagem), de modo que as luzes se acendam ao detectar a presença de uma pessoa mas se apaguem logo que ela saia.
9) Se puder, abandone a iluminação total de uma divisão. É mais sustentável usar lâmpadas individuais.
10) Coloque tubos solares - tubos com uma superfície interior super-reflectora para dirigir a luz do exterior para áreas interiores, com má iluminação, tais como corredores e quartos de banho.
11) Consoante a actividade num determinado compartimento da casa escolha a iluminação certa para o mesmo. É essencial o conforto mas também uma utilização mais racional de energia, para que se possa reduzir na factura da electricidade e também na pegada ecológica.
12) Desligue a iluminação sempre que não precise.
13) No exterior, se possível, coloque candeeiros solares.
07 Dezembro 2019
06 Dezembro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário