Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Utilizações para os jornais velhos

Opções muito discutíveis

Escreve quem sabe

2017-04-22 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Quando terminar de ler o jornal, não o deite fora - há uma infinidade de usos para ele!

Limpeza de janelas - Usar o jornal para limpar janelas funciona melhor do que um pano para impedir manchas. Para resultados ainda melhores, use uma solução de vinagre e água em vez de um produto de limpeza química.
Forrar prateleiras - Use papéis velhos para forrar as prateleiras do armário, despensa ou quarto de banho. É mais barato do que comprar papel para esse efeito, e fáceis de colocar e de substituir.
Forrar a caixa de areia para gatos - Coloque folhas de papel na parte inferior da caixa do gato. Economizará, e todos os odores e humidade serão absorvidos.

Limpar a churrasqueira - Mergulhe o jornal na água, coloque as folhas sobre uma churrasqueira quente, feche a tampa e deixe por aproximadamente 1 hora. Em seguida, basta retirar o papel e limpar a grelha.
Material de embalagem - O jornal é um ótimo substituto para aquelas folhas de plástico com bolhas usadas para acondicionar artigos frágeis. Envolva primeiro os itens individualmente e, em seguida, preencha o espaço restante com papel amassado

Controlador de plantas infestantes - Se as ervas infestantes são um problema no seu jardim, cubra os canteiros com jornal e encharque-o com água. Em seguida, cubra com composto ou mulch - o papel vai sufocar as ervas daninhas, e a matéria orgânica vai ajudar o seu jardim a florescer.

Esculturas de Origami - Seja criativo - há uma infinidade de formas em que pode dobrar o papel - chapéus, barcos, cestas, caixas ... a lista é interminável.
Papier maché - Mantenha os miúdos entretidos com esta divertida atividade artesanal, que usa o jornal e a cola para fazer tudo aquilo em que possa pensar.

Manter a forma - Certifique-se que os seus sapatos e bolsas mantêm a forma, enchendo-os com bolas de jornal.
Forro da gaveta da fruta e hortaliças - Coloque folhas de jornal na parte inferior da gaveta de frutas e vegetais do seu frigorífico. Eles vão absorver qualquer humidade e também manter a gaveta livre de odores.

Amadurecer tomates - Envolva tomates verdes em folhas de jornal, guarde-os numa caixa e tape - eles acabarão amadurecendo até atingirem uma bonita cor vermelha.
Acendalhas e canhotas na lareira - Use tiras de jornal velho para iniciar uma fogueira, na churrasqueira a carvão ou fogo de acampamento e enrole o jornal e amarre-o firmemente com corda que não seja plástica - pode então usá-lo na lareira como canhotas improvisadas, economizando na madeira.

Auxílio no acampamento - Coloque várias folhas de jornal debaixo do seu saco-cama quando for acampar - vai manter o seu saco seco, limpo de poeira e manchas de erva, e irá fornecer um acolchoado quente.
Desodorizante de sapatos - Faça bolas de jornal e encha com elas os sapatos fedorentos. Deixe durante a noite e descarte - e todos os odores terão desaparecido.

Embrulho de presentes - Envolva os presentes de aniversário com jornais velhos. Se tiver tempo, pode até mesmo cortar tiras finas para fazer uma fita do mesmo, para decorar.
Capas de livros - O jornal funciona tão bem quanto as capas compradas na loja. Para identificar os livros, coloque na parte da frente uma seção do jornal que espelhe o assunto do livro.
Panos baratos - Substitua os panos com o jornal velho ao limpar escovas de pintura, removendo manchas de óleo e enxugando derramamentos de gasolina.

Proteger as plantas de ar livre - Se uma vaga de frio está para chegar, cubra as plantas ao ar livre com folhas de jornal, e segure-o nas hastes com molas de roupa. Isso só funciona se o tempo estiver seco.
Limpar vidro partido - Primeiro, apanhe e descarte os pedaços maiores. Em seguida, cuidadosamente, cubra a área com algumas folhas de jornal molhado - os estilhaços de vidro vai ficar agarrados a elas.

Recipiente para germinação de sementes - Coloque várias camada de folhas de papel em cima umas das outras e molde-os num recipiente improvisado para germinar sementes.
Composto de material - Adicione quantidades moderadas de jornal rasgado e molhado à sua pilha de compostagem ou caixa de vermicompostagem.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

22 Outubro 2019

Mitos na doença mental

22 Outubro 2019

Voltar ao início

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.