Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Visconde de Fraião: 100 anos após a sua morte

Encontrão Ambiental

Ideias

2012-06-25 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes

No dia 18 de Maio, do corrente ano, passaram 100 anos da morte de Francisco Manuel de Oliveira Carvalho, que foi o primeiro e, curiosamente, o único Visconde de Fraião (concelho de Braga). Foi uma figura de grande prestígio e mérito desta região e, por isso, deve ser hoje recordado.
Francisco Manuel de Oliveira Carvalho nasceu em 1864 e morreu em 1912, com apenas 48 anos. Ao longo da sua vida realizou várias actividades em prol do crescimento de Braga e da sua região.
A nível pessoal, o Visconde de Fraião era dono de uma das maiores fortunas do concelho de Braga e apoiava economicamente muitas instituições de solidariedade, facto que o transformou numa pessoa muito admirada e apreciada entre os bracarenses. Tinha uma imponente habitação próximo do Bom-Jesus do Monte.
Arquitecto de formação, o Visconde de Fraião (título atribuído pelo rei D. Carlos) desenvolveu inúmeros trabalhos na sua área, cujo mérito foi reconhecido quando foi laureado pela Academia de Belas-Artes do Porto.
Para além da arquitectura, Francisco Carvalho dedicou-se com grande empenho ao ensino, exercendo durante vinte anos o cargo de professor e director da Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, instituição a que dedicou muito do seu tempo. O empenho demonstrado no crescimento desta escola e na melhoria das capacidades dos seus alunos foi provado, entre outros aspectos, com o prémio anual, que ele próprio criou, e que tinha como objectivo reconhecer o talento e as capacidades criativas e académicas dos melhores alunos desta área técnica.
O Visconde de Fraião dedicou-se ainda à política, sendo militante do Partido Progressista e, posteriormente, do Partido Regenerador, como consequência das lutas internas que se verificaram e que levaram à cisão do Partido Progressista, que acabaria extinto após a implantação da República.
A nível local, o Visconde de Fraião exerceu os cargos de administrador do concelho de Braga e de vereador da Câmara Municipal de Braga. Em 1896, foi o vereador responsável pelo pelouro das “Obras Municipais, Jardins e Arvoredos”, numa gestão presidida por Joaquim Gomes de Araújo Álvares. Neste ano, o Visconde de Fraião ficou associado à proposta de alteração do nome de “Campo das Carvalheiras” para “Jerónimo da Cunha Pimentel”. Perante a recusa de Jerónimo da Cunha Pimentel em ver o seu nome na toponímia de Braga, o Visconde de Fraião, em nome da Câmara Municipal, referiu que “A Câmara reconhece terem sido muitos e relevantes os serviços prestados a esta cidade pelo snr. Conselheiro Jerónimo Pimentel, não só como Presidente da Camara, como Governador Civil do districto, fundador do Asylo e Mendicidade, antigo deputado da Nação e digno par do Reino, mostrando sempre por esta sua pátria adoptiva, a maior dedicação”. (1)
Em 1897 o Visconde de Fraião manteve o mesmo pelouro, sendo então o presidente da Câmara Municipal António José da Silva Correia Simões.
Em 1901, já como administrador do concelho de Braga, o Visconde de Fraião deu posse à nova gestão municipal, presidida por José Júlio Martins Sequeira.
O percurso profissional e social do Visconde de Fraião foi reconhecido, entre outros, com o título de “Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem de S. Tiago, do Mérito Científico, Literário e Artístico”.
Francisco Manuel de Oliveira Carvalho casou por duas vezes: a primeira com Rosa Maria de Jesus e a segunda, em 16 de Agosto de 1882, com Armanda Augusta Pereira Dias. Foi o primeiro e único Visconde de Fraião e morreu em 1912 com 48 anos. Passam agora 100 anos.


(1) - Gomes, Joaquim da Silva, “Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Braga”, Braga, 2006.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Junho 2019

Braga e o Plaza

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.