UMinho está a mapear as empresas familiares portuguesas

Braga, Cávado, Vale do Ave, Alto Minho, Nacional

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O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) - Polo da Universidade do Minho está a mapear as empresas familiares do Norte do país, com o objetivo de avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional. Financiado com 260 mil euros até 2018, o projeto conta com a parceria da Associação Empresarial de Portugal (AEP), tendo o apoio do programa Norte 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
Este trabalho de investigação visa a criação de uma base de dados que permite especificar quantas Pequenas e Médias Empresas (PME) são familiares e, assim, conhecer melhor o seu contributo para os mercados nacional e internacional. O mapeamento exaustivo desta realidade permitirá destacar o papel das empresas familiares na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais, auxiliando os atores políticos na tomada de decisões relevantes no domínio económico e social.
 
“Uma das principais dificuldades que estas estruturas enfrentam é a ausência de visibilidade institucional relativamente às suas mais-valias para a sociedade, quando na verdade são agentes importantes na produção de riqueza e valor acrescentado, na criação de emprego e na capacidade de atração e fixação de recursos humanos”, afirma a investigadora coordenadora Ana Paula Marques, do CICS-UMinho. Os dados do projeto, intitulado “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”, serão disponibilizados num site criado para o efeito e apresentado no próximo dia 22 de março, às 18h00, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.


Ana Paula Marques, doutorada em Sociologia pela UMinho, é professora do Departamento de Sociologia da mesma universidade. Além de fazer parte do Conselho Geral da academia minhota, é diretora do doutoramento em Sociologia e do mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial e coordenadora da Revista Configurações. Investigadora permanente do CICS, conta com dezenas de publicações nos domínios do trabalho, desemprego e trajetórias profissionais, do ensino superior, inserção profissional e empreendedorismo, das profissões e do mercado de trabalho, das relações de género e das identidades profissionais. 


*** Nota da UMinho ***

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