‘Alquimia do aprender’ em reflexão no Agrupamento Francisco Sanches

Braga, As Nossas Escolas

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2321

É sob o mote da ‘Alquimia do aprender’ que a escola-sede do Agrupamento Francisco Sanches acolhe, na próxima segunda-feira, um encontro internacional de reflexão que conta com investigadores ligados a várias instituições e projectos.
O programa do encontro, que se prolonga por toda a tarde, prevê vários encontros temáticos dedicados a áreas que vão desde a matemática à educação estética, passando pela hiperactividade.

José Matias Alves, da Universidade Católica Portuguesa, aborda “um currículo ao serviço das aprendizagens’. Andréa Duarte, do Instituto das Comunidades Educativas, apresenta “uma barrigada de histórias - à roda dos livros e da leitura’.

A hiperactividade é o tema abordado pelo investigador da Universidade do Minho, João Lopes.
Da mesma universidade, Susana Mendes Gonçalves, traz ao debate a ‘Matemática e motivação’.
‘A arte de ensinar com atenção plena’ é o tema que junta Brazelina Marques, do Agrupamento de Escolas das Taipas; Carla Serrão, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e a psicólogo clínica Susana Neiva.

Elaine Rebeca, da Universidaed do Minho lança a discussão sobre ‘A educação estética e, contexto escolar’ e Pedro Rosário, também da UMinho, fala da ‘autorregulação da aprendizagem’.
A apresentação das reflexões sobre os encontros temáticos estarã a cargo de Fernando Ilídio, perito externo do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches.
Manuela Correia, do Instituto das Comunidades Educativas, apresenta, neste encontro internacinal, o kit pedagógico ‘Alma cigana’ (Romano Atmo).

Jésus Ravelo, coordenador do projecto TRODEU, apresenta esta iniciativa.
O balanço deste encontro internacional estará a cargo de Pascal Paulus, da Fundação Aga Khan, com o encerramento a ser da responsabilidade de Paulo André, da Direcção-Geral de Educação.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia