Rally de Portugal: Velocidade e emoções no centro de Braga

Desporto

autor

Carlos Costinha Sousa

contactar num. de artigos 801

As emoções estão prometidas e dia 19 de Maio de 2017 vai ficar marcado, em Braga, como o regresso de uma super especial do Rally de Portugal à cidade. A estreia da augusta cidade como anfitriã de uma super especial do Rally de Portugal a 12 de Março de 1987 (repetindo-se no ano seguinte) e agora, trinta anos passados, a prova rainha do automobilismo português está de volta a Braga e com promessas de ser um evento único que vai trazer um retorno enorme à cidade, representando ainda um pequeno investimento da autarquia, face ao retorno esperado.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este é “um evento desportivo de entre, provavelmente, o top dez dos melhores e maiores eventos desportivos à escala planetária. Por isso é obviamente muito importante ter Braga como uma parte deste projecto a nível nacional e internacional”, referiu o autarca, para logo apresentar alguns dados relativos ao retorno que é esperado: “um evento desta natureza tem uma dimensão económica, turística intrinsecamente associada. Vamos receber cerca de 200 mil visitantes no dia 19 de Maio. Isso vai-se reflectir num ganho directo para a cidade, que no ano passado foi de cerca de 8 milhões de euros, mas vai também reflectir num ganho indirecto que é a consagração e projecção de marca à escala internacional que se vai arrastar de forma duradoura, porque esta competição vai ser transmitida para cerca de 100 milhões de seguidores”.

Ricardo Rio aproveitou ainda a apresentação da Braga Street Stage para pedir alguma compreensão às pessoas, face aos incómodos que a prova poderá causar: “o evento vai causar incómodos a algumas pessoas que não vão ter o mesmo acesso de sempre às suas artérias. É um custo que peço que compreendam e avaliem os ganhos que vai representar para a cidade”

Neste regresso do Rally de Portugal à cidade de Braga, o percurso da Braga Street Stage vai ter uma extensão total de 1900 metros, estando o início reservado para a Praça do Comércio, junto ao Mercado Municipal. Depois de passar a Travessa do Carmo até à Igreja do Carmo, onde estará instalada a primeira bancada e o percurso faz uma primeira curva em gancho à direita, os participantes descem em direcção ao edifício GNRation, passando pela Avenida Visconde Pereira, Campo da Vinha (onde estará instalada a primeira chicane da prova e as bancadas VIP) e Praça Conde Agrolongo, até estabelecer ligação com a Rua D. Frei Caetano Brandão.

O trajecto vai ainda contemplar uma passagem pelo interior da Praça do Município (onde estará instalada outra bancada), até à Sé, contornando na Rua D. Paio Mendes até ao largo das Carvalheiras e descendo até à Rua S. Miguel o Anjo. Segue-se uma passagem por todo o Campo das Hortas, a Rua Andrade Corvo (onde estará instalada a rampa para o salto), fazendo depois ligação com a Rua dos Biscainhos e terminando a prova junto ao Largo do Pópulo, à entrada da Rua Alferes Alfredo Pereira.

O percurso vai ter um total de seis bancadas fechadas, para cerca de três mil espectadores.
Ao longo de todo o dia 19 de Maio de 2017, as ruas centrais da cidade vão estar encerradas ao trânsito automóvel, havendo também lugar a limitações de trânsito de peões em algumas das principais artérias do centro da cidade de Braga.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia