Mercado de Sabores dinamiza a economia do concelho dos Arcos

Cávado

autor

Miguel Viana

contactar num. de artigos 1745

O Campo do Trasladário acolhe, este fim-de-semana, a Feira de Artesanato e Mercado de sabores. A iniciativa insere-se na programação do Fim-de- Semana Gastronómico dedicado à Carne da Cachena e arroz de feijão tarrestre.
O objectivo, explicou João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, é dinamizar e promover a gastronomia e a economia locais. “Todos os anos apostamos na gastronomia para promover o concelho. Nós temos uma excelente gastronomia e durante o ano temos seis momentos importantes para promover a gastronomia. Os fins-de-semana gastronómicos e esta feira são um deles”, disse o autarca arcuense.
Os enchidos e os vinhos arcuenses são os produtos em destaque na feira, a par da carne de cachena servida em muitos dos restaurantes do concelho que aderiram ao ‘Fim-de Semana Gastronómico’, organizado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal. “Temos um conjunto enorme de restaurantes a servir a carne de cachena que já motivou a criação da Confraria da Cachena, tudo acompanhado com vinho verde”, sugeriu João Manuel Esteves.
A par da gastronomia foi criado um programa lúdico-cultural que leva os visitantes a visitar vários pontos do concelho. Exemplo disso são as “centenas de pessoas que já passaram pela Porta do Mezio (no Parque Nacional da Peneda-Gerês), ou pela Rota das Adegas, com animação popular”, disse o autarca.
No Paço de Giela foi instalada uma mesa onde os visitantes podem posar como se fossem D. Afonso Henriques sentado a uma mesa (num quadro desenhado) e degustar algum fumeiro.
O programa de hoje prevê, além da feira, a realização do Trilho do Pequeno Tibete, uma mostra de raças autóctones (na Porta do Mezio) e um ‘showcooking’ de Bolo de Mel no Campo do Trasladário. A tarde está reservada para o ‘showcooking Sabores do Vez’, composto por um ‘coctail de Enchidos’e Carne de Cachena em Cama de Legumes’ (confeccionados pelos alunos da EPRALIMA), uma visita guiada à Porta do Mezio, e pela actuação da Orquestra Eclipse, no Baile Popular.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia