Câmara de Cabeceiras de Basto quer temáticas da Segurança, Defesa e Paz nos currículos escolares

Vale do Ave

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Paula Maia

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O executivo cabeceirense, liderado por Francisco Alves, aprovou recentemente o protocolo a celebrar entre os ministérios da Defesa Nacional, o ministro Adjunto, o ministério da Educação e a câmara municipal, tendo em vista a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz’ nas escolas do concelho como o objectivo de contribuir para a integração destas temáticas nas planos curriculares já no próximo ano lectivo.

Esta iniciativa conjunta procura contribuir para o envolvimento da sociedade civil no debate sobre as questões da Defesa Nacional e aproximar os cidadãos das Forças Armadas, envolvendo autarquias e escolas, conforme se encontra previsto no programa do governo.
O ministério da Defesa Nacional, através do Instituto de Defesa Nacional, assume a responsabilidade de elaborar, em colaboração com os Municípios e os agrupamentos de escolas dos respectivos concelhos, um plano de implementação do referencial.

O desenvolvimento e a implementação deste plano conta ainda com o apoio do ministério da Educação, enquanto responsável pela concretização de políticas educativas para o desenvolvimento das crianças e jovens para uma cidadania activa, e a intervenção do ministro Adjunto, enquanto entidade responsável pelo acompanhamento das medidas de carácter interministerial de execução do programa governamental.

Na sequência da aprovação deste referencial, que será assinado em data oportuna, o Município desenvolverá os contactos necessários com a direcção do Agrupamento de Escolas, tendo em vista a sua implementação.
Os directores dos Agrupamentos de Escolas constituem-se, assim, como actores privilegiados na criação de condições para que, no âmbito do projecto educativo de cada agrupamento, os professores possam planear e realizar actividades formativas associadas à implementação do referencial, constituindo-se como embaixadores de uma cultura de segurança, defesa e paz junto das gerações mais jovens.

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