Esposende acolhe conferência ibérica de empreendedorismo

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 31645

O Município de Esposende assinou um protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa para o Empreendedorismo (Empreend) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), para organizar, nos dias 8 e 9 de junho, a 7.ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo (CIEM). Depois de aprovado pelo Executivo Municipal, o protocolo foi assinado hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Esposende, pelo seu presidente, Benjamim Pereira, pela presidente da Empreend, Maria do Rosário Almeida, pelo presidente do ISCAP, Olímpio Castilho.

Esta conferência visa disseminar o empreendedorismo como vetor de crescimento económico, impulsionar o empreendedorismo transfronteiriço, promovendo a cooperação e proximidade entre os pares no espaço ibérico, constituir uma referência no contexto do Empreendedorismo a nível ibérico, fazendo a ponte entre os dois países nos domínios académico e empresarial e aproximar e criar alianças estratégicas entre a academia e o tecido empresarial ibérico.
“A realização, em Esposende, desta conferência internacional é da maior atualidade, pois proporcionará o contacto com empreendedores portugueses e espanhóis, o que constitui, em larga medida, vantagem para um Município que está a ultimar a criação de um centro de negócios que vai proporcionar condições para os nossos jovens iniciarem a sua vida profissional”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Estas conferências iniciaram-se em 2011, em Cascais, tendo já decorrido na Universidade Autónoma de Madrid (2012), em Lisboa (2013), em Pontevedra (2014), em Oeiras (2015) e na Corunha, no ano passado.

Um dos pilares em que se sustenta a atividade da Associação Portuguesa para o Empreendedorismo tem como missão estabelecer alianças estratégicas entre os universos científico e empresarial com o desígnio de partilhar conhecimento, capacidade e experiências contribuindo para o crescimento da economia. Ora, Esposende encontra-se numa fase decisiva de aposta na fixação de investidores (plano de dinamização económica), assim como de abertura para novas áreas do ensino e investigação (criação de um centro empresarial e instalação de novas propostas de ensino), razão que faz com que a realização desta conferência adquira maior relevância.

Com esta iniciativa pretende-se estimular, em Esposende, o empreendedorismo empresarial e social e contribuir para a criação e consolidação de micro e pequenas e médias empresas. Também se pretende participar na criação e sustentabilidade de postos de trabalho qualificados através da oferta de formação de competências e capacidades particularmente no âmbito da gestão de empresas, das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), do ecoturismo e da gestão do terceiro setor. São ainda objetivos dos promotores a atração de investimentos empresariais e a constituição de comunidades de empresas em rede com vista à partilha de negócios, ao benchmarking, à complementaridade, à inovação e à otimização dos recursos.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Esposende ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia