Há leitura e muito mais na Feira do Livro de Amares e IX Mostra pedagógica

Cávado, As Nossas Escolas

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2279

Alberto Caeiro, Manuel Alegre e até Luís Vaz de Camões passaram ontem pela Feira do Livro de Amares pela voz de alunos da Escola Secundária de Amares que dramatizaram trechos de obras daqueles autores num momento que marcou a abertura do certame.
O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, fala da Feira do Livro, que se associa à IX Mostra Pedagógica, como “um evento já de referência no concelho, tal como o Festival de Papas, a Feira Franca e as Festas Antoninas”.

Na inauguração do certame, que tem portas abertas até sábado em plena Praça do Comércio de Ferreiros, na Galeria de Artes e Ofícios, o edil amarense apelou a pais e alunos que “passem pela feira, vejam os livros e, se puderem, comprem, mas, acima de tudo, percebam que a leitura é importante”.
As pessoas que passam pela feira do livro não se contabilizam, mas “gostava que fossem três ou quatro mil” manifestou ontem o autarca.

Manuel Moreira realça que “semana é rica em actividades, durante todo o dia, mostrando a vitalidade da feira e do concelho”.
O director do Agrupamento de Escolas de Amares, Pedro Cerqueira, que é entidade parceira na organização do certame, realça que “a Feira do Livro é muito mais que uma mostra e venda de livros já que integra, no âmbito da semana interconcelhia da leitura, uma série de actividades paralelas que contribuem para a consecução do principal desiderato da escola que é a promoção da leitura nos jovens”.

“Termos alunos com competências leitoras é fundamental para o seu sucesso em várias áreas” apontou o director.
Pedro Cerqueira sublinhou que algumas das actividades requerem trabalho ao longo do ano lectivo, como é o caso do livro que ontem foi lançado e que reúne textos dos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento e também os prémios do concurso literário, que ontem foram entregues, e que são o culminar do trabalho de professores e alunos.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia