Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Caminha: requalificação do nó da Erva Verde
Quadros bíblicos são “marca identitária” dos Passos de Celeirós

Caminha: requalificação do nó da Erva Verde

Senhor dos Passos encontra Maria na Grandiosa Procissão de Crespos

Caminha: requalificação do nó da Erva Verde

Alto Minho

2017-03-30 às 20h01

Redacção Redacção

Arrancou hoje a obra de requalificação do Nó da Erva Verde, uma intervenção de grande envergadura no coração nevrálgico de Vila Praia de Âncora. Orçado em cerca de 600 mil euros, este é o maior investimento feito pelo Município de Caminha nos últimos anos, sem apoios comunitários, mas que, como disse Miguel Alves, tem o apoio inequívoco de Vila Praia de Âncora. O projeto foi apresentado esta manhã, na presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Seguiu-se uma visita ao local da obra e a mais duas intervenções em curso na Vila: a recuperação da zona envolvente do Dólmen da Barrosa e a construção da ecovia junto ao mar, que vai ligar a zona norte da Vila à capela de Santo Isidoro, já em Moledo.

Citação

Arrancou hoje a obra de requalificação do Nó da Erva Verde, uma intervenção de grande envergadura no coração nevrálgico de Vila Praia de Âncora. Orçado em cerca de 600 mil euros, este é o maior investimento feito pelo Município de Caminha nos últimos anos, sem apoios comunitários, mas que, como disse Miguel Alves, tem o apoio inequívoco de Vila Praia de Âncora. O projeto foi apresentado esta manhã, na presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Seguiu-se uma visita ao local da obra e a mais duas intervenções em curso na Vila: a recuperação da zona envolvente do Dólmen da Barrosa e a construção da ecovia junto ao mar, que vai ligar a zona norte da Vila à capela de Santo Isidoro, já em Moledo.

O presidente da Câmara realçou a importância da intervenção no Nó da Erva Verde, que dignifica uma das entradas da Vila, mas que beneficia sobretudo os moradores das redondezas e todos aqueles que, longe deste local, “padecem do deficiente escoamento de águas pluviais, o apoio do comércio que terá aqui novas bolsas de estacionamento, o apoio de quem entende a importância de uma obra que elimina o conflito existente entre a rua Miguel Bombarda, a rua Lourenço da Rocha e a Estrada Nacional n.º 13”.
Para Miguel Alves, Vila Praia de Âncora está, por isso, mais uma vez, “de parabéns”. O presidente recordou que se trata de uma zona importante da Vila, de usufruto e de passagem: “Vai ser possível harmonizar zonas pedonais com artérias de trânsito, é promovida a locomoção para pessoas de mobilidade reduzida eliminando barreiras arquitetónicas, são criados novos lugares de estacionamento, nasce uma nova entrada para a Ludoteca/Biblioteca, serão colocados novos pisos que façam esquecer o enorme buraco em que se tornaram estas artérias, vão ser requalificadas as infraestruturas de águas pluviais existentes, adaptando-as ao novo arranjo urbanístico, construindo-se uma nova galeria hidráulica que vai ligar a rua António Ramos à galeria existente na Miguel Bombarda”.
O presidente agradeceu a todos quantos elaboraram e/ou acompanharam o projeto para o Nó da Erva Verde, designadamente os funcionários do Município, o vice-presidente e o vereador Rui Teixeira, assim como a todos os que trabalham diariamente para solucionar os problemas que ocorrem na Vila, destacando os funcionários do Estaleiro e a Junta de Freguesia.

Governo privilegia proximidade

O Secretário de Estado, ele próprio com larga experiência na vida autárquica, de 30 anos, sublinhou a importância de os membros do Governo conhecerem as realidades locais, enfatizando que essa é mesmo a parte que mais o entusiasma nas suas funções. Acrescentou que a proximidade é também uma prioridade do Governo, que tem no seu primeiro-Ministro, lembrou, um ex-autarca.
Carlos Miguel defendeu a necessidade dos autarcas se esforçarem, como é o caso, por tornar os seus territórios mais atrativos, o que contribui para a fixação das pessoas, mas também para a atração do investimento, que torna possível que essas pessoas permaneçam nos seus concelhos.
O governante felicitou o trabalho do Executivo, de que se mostrou profundo conhecedor. Recordou que, há cerca de duas semanas, esteve também em Vila Praia de Âncora o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para o lançamento do concurso que compreende a construção de uma Passagem Inferior Pedonal na Linha do Minho, na zona da Travessa do Teatro, um investimento na Vila de meio milhão de euros.
O Secretário de Estado sublinhou que essa é precisamente a opção do Governo: estar ao lado dos municípios e das freguesias, reforçando a cooperação. Defendeu a descentralização em áreas-chave, processo em que o Governo está a trabalhar, designadamente na Saúde e no Apoio Social, mas também na gestão de praias e de portos. Também para as freguesias, mostrou-se favorável à instalação de balcões de proximidade, onde as pessoas possam resolver pequenos problemas, sem terem de realizar deslocações maiores. “Não é dar poder por poder, é investir em mais eficácia e mais proximidade, que facilitam a vida das pessoas”.

Obra dá continuidade ao trabalho estrutural

Entretanto Miguel Alves realçou também que não está em causa apenas o arranque de um investimento de 600 mil euros na Vila mais populosa do concelho de Caminha, mas sim a continuação de um trabalho estrutural, sereno e muito eficaz que tem vindo a ser realizado em Vila Praia de Âncora nos últimos três anos.

“Durante este tempo e em obra já concretizada, a Câmara Municipal investiu mais de 400 mil euros no alargamento do saneamento, na reparação de anomalias da rede ou no aperfeiçoamento de estações elevatórias, beneficiando também freguesias vizinhas. Talvez alguns já não se lembrem, mas quando tomamos posse, eu e o presidente da Junta, tínhamos toda a N305 destruída, esventrada, sem solução em toda aquela reta da Baralha. Resolvemos essa questão”, referiu o presidente.

“Mas resolvemos mais e, em conjunto. Câmara e Junta de Freguesia avançaram com o alargamento e pavimentação da Rua do Outeiro Negro, com a beneficiação da Rua da Lomba, com a reposição de cubo na Rua António Mamos, com a construção de muros e passeios na Rua da Valada, com o alargamento da Rua da Presa e a infraestruturação e repavimentação da Travessa do Mercado. Além disso, a Câmara Municipal avançou com a pavimentação da Rua Padre Lima, Rua dos Pereiros e Rua Ferreira de Castro, bem como com a repavimentação do cruzamento da Rua de Vilarinho, ou outros obras que parecendo menores são fundamentais para as pessoas e o comércio, como a requalificação da iluminação pública, a modernização de toda a sinalética e a reabilitação de ecopontos subterrâneos ou módulos de recolha”.

Vila Praia de Âncora vive “fulgor de investimento”

Na verdade, numa breve reflexão, é possível constatar que Vila Praia de Âncora está a viver um período de grande investimento, imparável desde o início deste mandato: “Recuperámos a Bandeira Azul na Praia das Crianças, que o Município já tinha desistido de candidatar, aguentando intempéries e investindo na requalificação das margens do rio e na abertura do canal que o leva até à foz. Mais de 1 milhão de euros foi ali investido com o apoio da Pólis Litoral Norte e do Governo”, lembrou o presidente da Câmara.

Recordou ainda a qualificação, pelo Município, da zona da Cruz Velha, tornando o acesso à praia e à zona comercial mais agradável, a que se juntou o contributo da Junta de Freguesia, com o monumento de homenagem aos bombeiros.

Foi ainda a intervenção da Câmara, em cooperação com os Bombeiros, que tornou possível a recuperação do Cineteatro de Vila Praia de Âncora, encerrado durante mais de uma década, que reabriu e apresenta uma programação cultural atualizada e de alto nível, servindo as pessoas e as nossas associações.

O presidente referiu-se ao papel do Orçamento Participativo, no âmbito do qual está a ser recuperada a zona envolvente do Dólmen da Barrosa, depois de resolvidos litígios judiciais do passado. Aliás, informou Miguel Alves, “na próxima semana pagaremos a última tranche dos 240 mil euros que a Câmara tem em dívida com alguns dos herdeiros dos terrenos do Dólmen e em breve, creio que nos próximos 15 dias, chegaremos a acordo com o herdeiro que sempre ficou de fora nas propostas feitas pelo Município até à nossa chegada”.

Entre as intervenções de maior envergadura, Miguel Alves referiu a construção da ecovia junto ao mar que vai ligar a zona norte da vila à capela de Santo Isidoro e, por isso, a Moledo, e disse que, antes do verão, será iniciada a ligação a sul, que permitirá o atravessamento do rio Âncora através de uma nova ponte pedonal e a ligação á Mata da Gelfa.

O diálogo que resolve problemas em VPA

“E quando não há dinheiro, senhor Secretário de Estado, optamos pelo diálogo”, disse Miguel Alves, recordando que esta opção permitiu a abertura, há menos de um ano, do ensino secundário público em Vila Praia de Âncora e a realização de obras na escola.

Com o mesmo método de trabalho, foi ainda possível o lançamento do concurso de empreitada que tornará possível, num investimento de meio milhão de euros, a passagem inferior pedonal na Travessa do Teatro há tanto reclamada pela população.

“Finalmente, mais recentemente, também o diálogo, a negociação e a serenidade, garantiram que a agência da Caixa Geral de Depósitos de Vila Praia de Âncora pudesse sair da lista de 180 agências a fechar em todo o país até 2020”, frisou Miguel Alves, assegurando que foi o único caso, a norte de Aveiro.

O Secretário de Estado tinha-se referido também à movimentação autárquica, em vários concelhos, por causa do anunciado encerramento de balcões da CGD, sublinhando que o que aconteceu em Vila Praia de Âncora foi a vitória do diálogo, da cooperação e da influência, de um trabalho de muita persistência do presidente da Câmara: “quero dar-lhe os parabéns por isso”, sublinhou Carlos Miguel.

*** Nota da C.M. de Caminha ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho