Hospital de Braga avaliou a saúde da voz

Braga

autor

Paula Maia

contactar num. de artigos 918

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga assinalou ontem o Dia Mundial da Voz, comemorado a 16 de Abril, com uma acção de detecção precoce de patologias da voz. A iniciativa, que se realizou pelo quinto ano consecutivo, incidiu na prevenção de patologias e na promoção do diagnóstico precoce de lesões que afectam a qualidade da voz.
A iniciativa decorreu em consultório médico, local onde os médicos especialistas receberam todos aqueles que se inscreveram para saber mais sobre a saúde da sua voz. O primeiro contacto consistiu na entrevista médica de avaliação. ‘É fumador?’, ‘Sofre de rouquidão ou de afonia?’, ‘Sente alterações na voz?’, foram algumas das questões colocadas aos utentes. Após a contextualização da realidade de cada um, seguiu-se o exame - a laringoscopia - que avalia de forma precisa a laringe, cordas vocais e seu funcionamento. No caso de detectada alguma anomalia, os utentes levaram consigo uma carta de referência para o seu médico de família, assim como, informação sobre cuidados fundamentais para a saúde da voz.
Dados da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia indicam que Portugal é o terceiro país europeu com maior incidência de cancro da laringe, sendo diagnosticados cerca de 600 novos casos por ano. 
Segundo Luís Dias, director do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga, estas acções são de “extrema importância na prevenção de lesões e alterações graves, contribuindo ainda para um diagnóstico precoce e uma mais elevada taxa de cura nas doenças associadas à voz.”

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia