Juventude debate desafios da Europa em Braga

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33967

Até ao próximo Domingo mais de 120 jovens oriundos de vários países do continente europeu reúnem-se em Braga para debater os mais variados desafios que a juventude europeia e mundial enfrenta na actualidade. Ao longo destes dias, os participantes irão cumprir um intenso programa de actividades que propiciam o debate e uma constante troca de ideias com momentos de partilha e intercâmbio culturais.

“Em Braga existe um fortíssimo compromisso com a condução das políticas de juventude e temo-lo feito em articulação com as mais diversas plataformas locais e internacionais. Queremos fazer de Braga um espaço de reflexão onde os jovens possam debater o futuro e, assim, reforçar a nossa marca internacional como uma Cidade intrinsecamente dinâmica e amiga da juventude”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de abertura que decorreu esta Sexta-feira, 21 de Abril, no Mosteiro de Tibães.

A revitalização do Conselho Municipal da Juventude, passando pelas iniciativas dirigidas ao público escolar, como o orçamento ‘Tu Decides!’, ou diversas medidas desenvolvidas com o intuito de levar as políticas municipais até aos jovens, mereceram destaque por parte do Autarca e comprovam que “Braga tem estado na linha da frente com uma clara aposta no envolvimento dos jovens na gestão do Município e na capacitação das suas associações mais representativas”.
Ricardo Rio lembrou ainda a liderança que actualmente Braga assume nos destinos da rede europeia de capitais da Juventude e do projecto ‘100% Youth Friendly City’ que se traduz numa parceria estratégica entre várias cidades europeias para o desenvolvimento de um processo inovador de certificação em políticas amigas da juventude, e que terá o seu corolário a 10 de Maio, com a apresentação do relatório final, também em Braga.

A dinamização cultural e a generalização do acesso à prática desportiva, a educação para a sustentabilidade ou a implementação de projectos inter-geracionais na área da inclusão social, foram outras das iniciativas elencadas por Ricardo Rio.

Nesta 36ª Sessão de Selecção Nacional, a quarta que se realiza em Braga, será seleccionado o grupo de trabalho, composto por seis estudantes do Ensino Secundário, que irá representar Portugal na Sessão Internacional a realizar-se em Tbilisi, na Geórgia, no próximo mês de Novembro.

A sessão de abertura contou, ainda, com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, que manifestou a sua “confiança no contributo do Parlamento Europeu dos Jovens para sensibilizar os diferentes povos e as diferentes gerações, contra a violência e contra a discriminação”.

Para o eurodeputado, esta sessão do Parlamento Europeu dos Jovens constitui-se como “uma oportunidade para os jovens assumirem e manifestarem as suas ideias, convicções e projectos no seio de uma União Europeia, que tem no emprego jovem uma das grandes prioridades”.

*** Nota da C.M. de Braga ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia