Redes de repositórios científicos alinham estratégia mundial

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34760

A Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto (COAR), liderada pelo português Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho (UMinho), promoveu um acordo para o “melhor alinhamento” das redes de repositórios científicos e académicos em todo o mundo. O documento foi assinado em Veneza, Itália, na reunião do COAR, com representantes de África do Sul, América Latina, Austrália, Canadá, China, EUA, Europa e Japão.
“Temos a visão comum de uma infraestrutura de Ciência Aberta distribuída e baseada na comunidade, a nível mundial. Mas para alcançar esta visão temos que trabalhar ainda mais juntos”, referiu Eloy Rodrigues, que é também director dos Serviços de Documentação da UMinho.
Nas próximas semanas serão definidos entre os parceiros os vários níveis de colaboração, “para posicionar os repositórios como a base de um espaço de conhecimento global e comum”, adiantou ainda aquele responsável.
O objectivo é estreitar as relações entre redes de repositórios nacionais e regionais, identificando princípios comuns e áreas de colaboração que conduzirão ao desenvolvimento de serviços globais. A iniciativa visa ainda enquadrar actividades específicas como a troca de metadados entre diferentes redes ou a adopção/ implementação de directrizes, interfaces e funcionalidades partilhadas.
Os milhares de repositórios existentes em todo o mundo têm um papel crescente no apoio ao Acesso Aberto e à Ciência Aberta.
Oferecem acesso a artigos científicos, a dados de investigação e a outros conteúdos, em redes nacionais e regionais com directrizes e serviços virados para as suas comunidades. No entanto, face à natureza internacional da investigação científica, “é fundamental trabalharem em conjunto para garantir em simultâneo a sua interoperabilidade transnacional”, realçou Eloy Rodrigues.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia