Bracarense representa Portugal no ‘Chinese Bridge’

Ensino

autor

Paula Maia

contactar num. de artigos 918

Chama-se Hilário Pinto, é aluno de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês da UMinho e vai representar Portugal no ‘Chinese Bridge’, um concurso internacional de língua chinesa que decorre anualmente na cidade de Changsha, na província de Hunan, no sul da China Central. O ‘Chinese Bridge’ reúne os campeões nacionais de mandarim de cada país do mundo (determinados nas pré-eliminatórias organizadas nos respectivos países), tendo estes a função de representarem o seu país na competição repleta de desafios diversificados, cujo grau de exigência se intensifica com o progredir das etapas.

Na China, o ‘Chinese Bridge’ goza de grande fama e importância. O concurso é, sobretudo, um programa de entretenimento televisivo e patrocinado pela Hanban/Sede do Instituto Confúcio (instituição pública afiliada ao Ministério Chinês da Educação que promove o ensino da língua e cultura chinesa no mundo).
Natural de Braga, o aluno do Instituto Confúcio da UMinho, decidiu enveredar pelas línguas orientais, nomeadamente o mandarim e japonês, depois de ter passado por outras áreas, nomeadamente a Informática e o Design.

Esta é já terceira participação do estudante bracarense na fase de apuramento para o concurso. Dividido em três secções, este apuramento compreendeu o pronunciamento de um discurso (tema decidido pela organização), seguindo-se um período de interacção oral com o júri sobre o tema; uma sessão de perguntas e respostas de conhecimento geral sobre a China e, por fim, uma performance cultural-artística com elementos alusivos ao país.

No mestrado que está a fazer, Hilário cruza a pesquisa com outra das suas paixões: o futebol. Por isso, o tema de investigação é “Treinadores de futebol de formação portugueses e o mercado chinês”, permitindo já o contacto com esta realidade na China.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia