Câmara de Famalicão alarga gratuitidade de manuais escolares ao 2.º ciclo

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33235

As famílias com crianças a frequentar o 5.º e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Vila Nova de Famalicão não vão ter que comprar os manuais escolares referentes às disciplinas nucleares - Português, Matemática, Inglês, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais.

A medida entra em vigor já a partir do ano letivo 2017-2018 e surge depois do Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais a todo o 1.º ciclo.

No arranque do ano letivo 2016-2017, na Escola Básica Integrada de Gondifelos, Paulo Cunha tinha garantido que “caso o governo cumpra com a promessa de estender ao 2.º, 3.º e 4.º ano o empréstimo dos manuais escolares, que aconteceu para o primeiro ano, a Câmara Municipal de Famalicão avançará com a cedência dos livros para o segundo ciclo, ou seja para o 5.º e 6.º ano”. O autarca não esqueceu a promessa e a autarquia avança mesmo para a concretização desta medida de grande alcance social, reinvestindo no mesmo setor e com a mesma filosofia a verba financeira que há vários anos destinava para o 1.º Ciclo em Vila Nova de Famalicão.

Ao todo, serão beneficiados 2.500 alunos que vão frequentar o 5.º e o 6.º ano no concelho. A ação implica um investimento municipal de 250 mil euros. A autarquia vai voltar também a oferecer gratuitamente as fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo, beneficiando perto de cinco mil crianças, num investimento de cerca de 130 mil euros. Para além disso, o município disponibiliza ainda uma verba de 10 mil euros para aquisição de livros para o Banco de Livros Escolares, caso exista essa necessidade, destinado ao empréstimo de manuais a famílias com filhos noutros ciclos de ensino, que não disponham de condições financeiras para os adquirir. Ao todo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai investir 390 mil euros com a aquisição dos manuais escolares.

Isto significa que uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 2. Ciclo vai poupar perto de 150 euros em Famalicão com a aquisição dos livros escolares.

Com esta aposta, a autarquia deixa um sinal claro à comunidade de encarar a educação como um investimento e nunca como uma poupança. No fundo, o que a autarquia fez foi transferir a verba que era investida no primeiro ciclo, para o segundo ciclo, reforçando para chegar a todos os alunos.

“É um investimento na Educação e nas Famílias de Vila Nova de Famalicão”, diz o Presidente da Câmara Municipal, falando numa medida com um “impacto direto importante nos orçamentos das famílias do concelho”.

Refira-se que ao longo de quinze anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2001/2002.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia