Feira dos Produtos Locais anima Parque do Mosteiro em Cabeceiras de Basto

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34992

Realiza-se este fim-de-semana, no Parque do Mosteiro, a Feira dos Produtos Locais, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em colaboração com a Iberdrola, a Basto Vida, as Juntas de Freguesia, a PRODESP - Associação Desportiva, os Bravos das Concertinas e o Grupo de Bombos Jovens de Basto.

A iniciativa tem como objetivo promover e valorizar os produtos específicos da nossa região, nomeadamente o artesanato, o vinho, o mel, as carnes autóctones, entre outros; promover o turismo bem como diversos elementos etnográficos característicos da nossa região; valorizar o património cultural, histórico e etnográfico do nosso concelho; evidenciar a especificidade da nossa vivência comunitária; bem como promover o desenvolvimento local e regional.

A Iberdrola marca presença na Feira dos Produtos Locais, aliando-se assim a este evento que visa promover a memória histórica das tradições desta região de Basto. A dinamização sociocultural a nível local é um dos mais importantes parâmetros de ação da Iberdrola no âmbito do desenvolvimento do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Neste sentido, a empresa patrocina o troféu oferecido aos mais de 100 tocadores de concertina da região que participam no Encontro de Concertinas marcado para o dia 13 de agosto.

A abertura da exposição está prevista para as 21 horas de sábado, dia 12, uma feira que contará com a presença de 27 expositores de produtos hortícolas, plantas e ervas aromáticas, fumeiro, artesanato e os produtores locais de mel, vinho, doces, licores, e azeite. A animação da feira estará a cargo do Grupo de Bombos Jovens de Basto.

A partir das 21h30 de sábado, o Parque do Mosteiro torna-se palco dos Jogos Sem Fronteiras, um grande espetáculo de animação que estimulará o contacto intergeracional, a interação e a partilha de experiências e valores, num ambiente de são convívio, descontração e alegria. Para a prova foram convidadas todas as freguesias do concelho, estando prevista a participação de 10 equipas.

A Feira dos Produtos Locais abre no domingo, dia 13 de agosto, às 10h30, prosseguindo à tarde com grande animação musical no Parque do Mosteiro, onde se vai realizar, a partir das 15h00, o Grande Encontro de Concertinas com a participação de grupos formais e informais de tocadores do concelho e da região, iniciativa organizada pela associação ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’ e patrocinada pela Iberdrola.
A festa termina com um lanche/convívio aberto à população.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Cabeceiras de Basto ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia