Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho demonstra eficácia de fármaco
Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

UMinho demonstra eficácia de fármaco

Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

UMinho demonstra eficácia de fármaco

Ensino

2017-08-17 às 07h57

Redacção Redacção

Uma equipa que integra investigadores da Universidade do Minho demonstrou que as hexahidroquinolinas, usadas em fármacos para tratamento da malária, contribuem para o bloqueio da doença, ao matarem também o parasita responsável pela sua transmissão.

Citação

Uma equipa que integra investigadores da Universidade do Minho demonstrou que as hexahidroquinolinas, usadas em fármacos para tratamento da malária, contribuem para o bloqueio da doença, ao matarem também o parasita responsável pela sua transmissão.
Em declarações à agência Lusa, Pedro Ferreira, investigador do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, explicou que o estudo, publicado na revista Nature Microbiology, concluiu ainda que aquele grupo de fármacos actua igualmente na transmissão de parasitas resistentes aos antimaláricos atualmente utilizados.

Evita-se assim a “transmissão de resistência” ao tratamento da malária, doença que mata mais de 200 mil pessoas por ano, acrescentou Pedro Ferreira, que faz parte do grupo liderado pela Columbia University Medical Center (Nova Iorque, Estados Unidos).
“A maior particularidade desta descoberta é a demonstração de que estes novos compostos têm uma dupla ação. Atuam não só nos parasitas que causam a doença, mas também na sua forma transmissiva, uma ação muito rara nos fármacos e daí a grande novidade para o combate à malária”, apontou o investigador do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho.

Característica essa que, explanou, “faz com que na prática possa ser possível tratar a doença e ao mesmo tempo reduzir a prevalência do parasita através do bloqueio da passagem do parasita de pessoa para pessoa através do mosquito”.
O investigador apontou que as hexahidroquinolinas atuam ainda a um outro nível: “Há actualmente um grande problema de resistência aos fármacos e se estes parasitas resistentes forem transmitidos a resistência propaga-se, é o que tem acontecido com os antimaláricos que existem, são funcionais durante algum tempo mas depois as formas resistentes são transmitidas e vão perdendo a eficácia”, referiu.

“Por isso, a potencialidade é que, e isto tem que ser testado e estudado, haja uma grande redução em termos de transmissão de resistência com estes fármacos porque para além de matar o parasita mata a forma transmissiva quer do parasita normal quer do resistente”, salientou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho