Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Festa das Colheitas é um hino ao mundo rural e às tradições
“O favoritismo é 50/50”

Festa das Colheitas é um hino ao mundo rural e às tradições

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Festa das Colheitas é um hino ao mundo rural e às tradições

Cávado

2017-09-22 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Vila Verde celebra um dos pontos altos da ‘Rota das Colheitas’, de 4 a 8 de Outubro, com a XXVI Feira Mostra de Produtos Regionais, um certame que, este ano, cresce em expositores com um total de 177. De ano para ano, a Festa das Colheitas continua em crescimento e o presidente do município de Vila Verde, entidade organizadora, António Vilela, admite que “o espaço já não é suficiente” e que “todos os anos há dificuldade em acomodar todos os expositores interessados”.

Citação

Vila Verde celebra um dos pontos altos da ‘Rota das Colheitas’, de 4 a 8 de Outubro, com a XXVI Feira Mostra de Produtos Regionais, um certame que, este ano, cresce em expositores com um total de 177.
De ano para ano, a Festa das Colheitas continua em crescimento e o presidente do município de Vila Verde, entidade organizadora, António Vilela, admite que “o espaço já não é suficiente” e que “todos os anos há dificuldade em acomodar todos os expositores interessados”.

Este ano, foi criada uma nova área, junto da tenda de conferências, que permitiu acolher mais uma dezena de expositores.
A 26.ª edição da Festa das Colheitas proporciona, ao longo de cinco dias, mais de 40 iniciativas com um programa que “vai ao encontro de todos os gostos e gerações” garante a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes.

Entre as novidades do programa deste ano está uma noite de desgarrada, no feriado de 5 de Outubro, que enaltece “um dos patrimónios da região que são os cantares ao desafio” sublinha Júlia Fernandes, anunciando a participação de uma dezena de cantares e tocadores.
O concurso de doces típicos repete-se, mas, este ano, põe à prova não só a marmelada, mas também a geleia, com a avaliação de júri a decorrer no dia 6 de Outubro.

A vereadora da Cultura lembra que a Festa das Colheitas só é possível graças ao envolvimento de mais de uma centena de parceiros que assumem muitas das actividades.
O presidente da Câmara assume que a Feira Mostra de Produtos Regionais é o evento âncora da Rota das Colheitas e constitui mais um “momento de promoção de Vila Verde”.

Para António Vilela, a Festa das Colheitas constitui uma oportunidade de valorização dos artesãos e da oferta turística e gastronómica, mas também das novas áreas que estão a surgir no território.
O edil vilaverdense lembrou que Vila Verde é o concelho que captou mais jovens agricultores nos últimos anos com apoios do quadro comunitário, o que abriu caminho à instalação de projectos em áreas diversificadas que vão desde os pequenos frutos ao vinho, passando pela produção de flores, de cogumelos e até de caracóis.

António Vilela afirma que “a vitalidade do mundo rural” “só nos motiva para continuar a promover, cada vez mais, iniciativas de divulgação” de que é exemplo a Festa das Colheitas.
O edil acredita que “a promoção pela positiva atrai outro tipo de negócios e de investimentos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho