Barcelos: Investimento de 480 mil euros reabilita bairro social de Arcozelo

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34310

O bairro social de Arcozelo, em Barcelos, está a ser reabilitado, num investimento que ascende a 480 mil euros, informou ontem o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
O IHRU acrescenta, em comunicado, que o investimento será comparticipado em 85% por fundos comunitários, na sequência da aprovação da candidatura apresentada no âmbito do Plano de Acção Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

O bairro é constituído por dez edifícios, num total de 56 fogos habitacionais.
As obras passam pela remodelação e isolamento das coberturas, revestimento das fachadas com materiais eficientes em termos energéticos, substituição de janelas e respectivas caixilharias e reparação e beneficiação das áreas comuns dos edifícios.
“A intervenção encontra-se integrada nas iniciativas a implementar pelo Município de Barcelos na reabilitação e qualificação dos espaços exteriores”, sublinha o IHRU.

Em Abril de 2015, o então deputado socialista Manuel Mota levou à Assembleia da República o caso daquele bairro, alertando para os “muitos e graves problemas” de habitabilidade e higiene.
Em requerimento dirigido então ao ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Manuel Mota referia que os problemas daquele bairro iam desde a queda de beirais dos telhados à “imensa” humidade nas casas, devido a infiltrações que provocavam problemas a nível respiratório. O deputado falava ainda em edifícios degradados e com fissuras, telhados que careciam de uma substituição quase total e cabos eléctricos expostos, “pondo em perigo os moradores”.

O parlamentar sublinhava a degradação das condições de vida dos habitantes naquele bairro, “maioritariamente pessoas de idade avançada e com significativas limitações de saúde e económicas”.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia