Esposende apresenta plataforma do Observatório Marinho

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34716

No próximo dia 16 de novembro, dia Nacional do Mar, o Município de Esposende irá apresentar formalmente a plataforma “Observatório Marinho de Esposende - Portal de Informação da Biodiversidade Marinha do Litoral Norte de Portugal”. Esta sessão terá lugar no Centro de Educação Ambiental de Esposende, em Marinhas, às 17h00, e incluirá também a apresentação das propostas educativas do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade para o presente ano letivo.

Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Minho, decorre da intenção e aposta do Município de Esposende em promover formas inovadoras de aproveitamento sustentável dos recursos marinhos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do Mar, apostando nas ciências e tecnologias do mar, criando emprego, fomentando o ensino, a educação e o desporto associados ao mar, tentando sempre resolver conflitos de uso e potenciando sinergias através da implementação de um planeamento e ordenamento espacial das atividades.

Num mundo globalizado, a disponibilização de informação online é praticamente uma exigência. Assim, a divulgação de informação atual, objetiva e clara sobre o estado de desenvolvimento do projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE) e sobre a biodiversidade marinha local, para que todos os grupos da sociedade possam fácil e rapidamente aceder à mesma, constitui uma das apostas desse projeto. Tendo em conta as potencialidades das ferramentas digitais e das novas tecnologias, a conceção, desenvolvimento e manutenção do portal “Observatório Marinho de Esposende” constitui uma das ferramentas que se consideram essenciais ao desenvolvimento do projeto.

Alojado em www.omare.pt, o portal OMARE disponibiliza informação sobre as espécies e habitats marinhos da área, mas inclui também outras potencialidades como conteúdos informativos e repositório de publicações, conteúdos educativos para professores, alunos, crianças e jovens, bem como um conjunto diversificado de aplicações direcionadas para a componente lúdica, nomeadamente através da disponibilização de jogos didáticos sobre temáticas relacionadas com o litoral de Esposende e com a biodiversidade marinha e conteúdos relativos à conservação da natureza e da biodiversidade dirigidos à comunidade jovem e escolar.

A plataforma OMARE constitui uma das ações que fazem parte do projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE): Sistema de Informação, Monitorização e Gestão da Biodiversidade Marinha das Áreas Classificadas do Litoral Norte como Ferramenta de Promoção da Sustentabilidade da Utilização dos seus Recursos, de Divulgação e Sensibilização da Comunidade, financiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Esposende ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia