Ecopista do Rio Minho é uma das melhores vias verdes da Europa

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34716

A Ecopista do Rio Minho foi distinguida, nos 8th European Greenway Awad, que decorreu na Irlanda (Limerick), como a terceira melhor via verde da Europa. Para assinalar a distinção, os Municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha percorreram os 46 quilómetros daquele corredor ecológico com o trofeu alcançado, percurso que começou em Seixas, concelho de Caminha, e terminando no Parque da Lodeira, junto à ponte internacional, concelho de Monção.

Ao longo do percurso, assistiu-se à passagem de testemunho com o troféu a passar de mão em mão entre os presidentes de câmara de cada município. Actos simbólicos aos quais muitos desportistas se quiseram associar e nos quais a directora da Associação Europeia de Vias Verdes, Mercedes Muñoz, também marcou presença.

No limite entre Monção e Valença, António Barbosa e Jorge Mendes mostraram satisfação pelo prémio recebido e afirmaram que a Ecopista do Rio Minho é um produto turístico importante para a região com potencial de crescimento nos próximos anos.
António Barbosa adiantou que é intenção da autarquia monçanense prolongar o seu trajecto para norte do concelho, fazendo-a chegar à fronteira com Melgaço, requalificando a orla ribeirinha e divulgando os pontos turísticos que cada freguesia tem para oferecer.

A aposta concertada dos quatro municípios do Vale do Minho permitiu potenciar a Ecopista do Rio Minho, elemento comum a todos, criando um corredor ecológico que proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo e ribeiros, bem como panorâmicas fabulosas sobre o rio Minho, margem galega e património edificado.

Destinando-se a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha ou skate, a sua procura tem permitido reforçar a oferta turística da região com um produto de natureza excelente que presenteia os utilizadores com alguns dos aspectos mais característicos e cativantes do Vale do Minho.
Em 2009 a Ecopista do Rio Minho foi também galardoada com o 4.º Prémio da Associação Europeia de Vias Verdes.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia