Viana do Castelo vai cooperar com Município Brasileiro no âmbito da gestão urbana

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34716

Viana do Castelo vai participar no programa europeu de cooperação urbana internacional, cooperando com o município brasileiro de S. Leopoldo do Rio Grande do Sul no que toca à gestão de qualidade de água e de resíduos sólidos urbanos, gestão urbana e reabilitação.

A primeira reunião técnica, que teve lugar em Bruxelas e onde marcou presença o Vereador com os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre, marcou o arranque de um processo de candidatura de 18 meses e que integrará visitas técnicas e seminários no âmbito da gestão urbana, na reabilitação e gestão de água e de resíduos sólidos urbanos.

Esta reunião integra o intercâmbio entre cidades europeias e cidades da América Latina e do Caribe, Índia, Japão, América do Norte e Ásia no âmbito do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) sobre desenvolvimento urbano sustentável, financiado pela União Europeia. 
Este programa integra as cidades dos Estados Membros da União Europeia (em particular as que têm mais de 50.000 habitantes) que desejam fazer intercâmbio com uma cidade que enfrente desafios semelhantes numa outra região do mundo e, através deste programa, os líderes locais podem ligar-se e obter novas perspectivas sobre problemas urgentes para o desenvolvimento sustentável dos seus territórios.

As cidades vão poder estabelecer parcerias com uma cidade internacional que enfrenta desafios similares, permitindo que ambas as partes cooperem, criem ligações e partilhem conhecimento, através de visitas de estudo, intercâmbios de funcionários, sessões de formação e seminários, etc., e desenvolver em conjunto um Plano de Acção Local para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável no tema seleccionado durante ano e meio.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Viana do Castelo ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia