Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Investigador da UMinho recebe prémio para criar modelos inovadores de cancro em 3D
PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Investigador da UMinho recebe prémio para criar modelos inovadores de cancro em 3D

Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Investigador da UMinho recebe prémio para criar modelos inovadores de cancro em 3D

Ensino

2017-12-03 às 09h03

Redacção Redacção

Rui Reis, vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, recebeu o Harvey Engineering Research Award, no valor de 400 mil euros, para desenvolver um projecto inovador: criar modelos de cancro em 3D. O prémio monetário vai ser usado para criar modelos inovadores e funcionais de cancro em 3D, que possam ajudar a prever a eficácia de medicamentos, evitando o recurso a diversos testes em animais e alguns ensaios clínicos. 

Citação

Rui Reis, vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, recebeu o Harvey Engineering Research Award, no valor de 400 mil euros, para desenvolver um projecto inovador: criar modelos de cancro em 3D.
O prémio monetário vai ser usado para criar modelos inovadores e funcionais de cancro em 3D, que possam ajudar a prever a eficácia de medicamentos, evitando o recurso a diversos testes em animais e alguns ensaios clínicos. 

Este prémio é atribuído pelo Instituto de Engenharia e Tecnologia, com sede no Reino Unido. De salientar, que esta é a primeira vez que que o vencedor é um investigador que não fez carreira num país de língua inglesa. Para Rui reis “esta é a prova que é possível fazer ciência sem sair de Portugal”. Este é um dos maiores prémios internacionais na área da Engenharia.

De entre os vários candidatos de todo o mundo, que foram analisados por um júri internacional (não são admitidas candidaturas ao prémio, sendo os candidatos pré-seleccionados por esse júri), Rui Reis foi seleccionado devido “às suas contribuições notáveis e às décadas de investigação de excelência na área da engenharia de tecidos 3D para novos terapias regenerativas e para o desenvolvimento de modelos de doença”.

O financiamento proporcionado por este prémio vai apoiar mais cinco anos de investigação, cujo objectivo é criar uma plataforma única de engenharia de tecidos que permita a criação de microambientes de cancro em 3D. Estes microambientes podem ser usados como modelos funcionais de doença para testar medicamentos contra o cancro, que ainda estão a ser concebidos pela indústria farmacêutica, bem como experimentar terapias inovadoras, ainda em fase de ensaios pela comunidade médica.

O cancro é a terceira causa de morte em todo o mundo. “Um dos maiores obstáculos que os cientistas ligados ao desenvolvimento e à avaliação de novos fármacos e terapias contra o cancro enfrentam é o facto de os modelos pré-clínicos serem incapazes de prever, de uma forma fiável, se um determinado fármaco vai actuar contra o cancro e, ao mesmo tempo, ter uma toxicidade aceitável no organismo humano”, explica o também dirctor do Grupo 3B’s - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da UMinho. “É um privilégio ser o primeiro cientista galardoado, cuja carreira foi toda feita num país - Portugal - onde a língua não é a inglesa”, acrescenta.

John O’Reilly, presidente do comité de seleção para o “Harvey Engineering Research Award”, declarou: “Este prémio é atribuído ao professor Rui L. Reis em reconhecimento do seu notável percurso de investigação e impressionante recorde de publicações na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa. A investigação desenvolvida pelo premiado e pela sua equipa pode acelerar a avaliação de novos medicamentos e a aprovação de novos tratamentos para o cancro”.
No âmbito desta distinção, Rui Reis vai proferir a palestra ‘Eng The Cancer’, no próximo dia 20 de Março, nas instalações do IET, em Londres.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho