Instituto Nacional de Reabilitação deu ‘asas para voar’ aos deficientes visuais

Cávado

autor

Lurdes Marques

contactar num. de artigos 379

Humberto Santos, presidente do INR - Instituto Nacional de Reabilitação, participou ontem, na cerimónia de encerramento do projecto ‘Asas Servem para Voar’, promovido pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB) e co-financiado pelo INR, e deixou claro que a “inclusão social das pessoas com deficiência não é um desiderato para alguns mas é um desiderato para todos, sem excepção”.

O responsável do INR destacou que é preciso que as pessoas com deficiência sejam sujeitos activos, façam parte do sociedade, que a sua voz seja ouvida e que integrem as dinâmicas sociais.
“É com estes projectos, localizados, dispersos ao longo do território, mas com muitos apoios, que vamos conseguir mudar o paradigma, para colocarmos as pessoas com deficiência a par das demais dimensões sociais”, realçou o presidente do INR.

As cerimónias tiveram início pelas 11.30 horas, com o presidente do INR, acompanhado de Eduarda Saraiva, da Unidade de Planeamento, Controlo e Gestão Administrativa e Financeira do INR, a visitar a sede da instituição, localizada na vila povoense. Na visita, o responsável do INR mostrou-se muito agradado pelas qualidade das instalações e teceu grandes elogios à equipa liderada por Domingos Silva.

As cerimónias contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, de Gabriela Fonseca, vice-presidente, assim como de António Carvalho, vice-presidente da Assembleia Geral, de António Barros, vereador do PS, e amigos da instituição.
Terminada a visita, os trabalhos prosseguiram no Diverlanhoso, na freguesia de Oliveira, com a demonstração de uma das actividades que marcou o projecto, o slide, com os utentes a ‘ganharem’ asas e a ‘voarem’ montanha abaixo.

Por ocasião dos discursos, Domingos Silva, presidente da direcção da AADVDB, deu nota de que a presença do presidente do INR é motivo de orgulho, de motivação, para prosseguirem as suas actividades.
Além dos agradecimentos a Humberto Santos e Eduarda Saraiva, o presidente da AADVDB agradeceu a presença do presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, assim como dos utentes. A estes últimos, Domingos Silva pediu para que “ajudem a que a instituição possa crescer ainda mais”. “Se ajudarem, com as vossas ideias, com a vossa força, esta instituição ainda será maior”, pediu Domingos Silva que, na sua intervenção, não esqueceu os colaboradores da instituição e todos quantos colaboraram no projecto.

Dando conta do seu carinho pela instituição e relembrando o apoio dado nos 12 anos enquanto presidente de Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva deixou claro que Domingos Silva pode contar com a Câmara Municipal.
“Conta com a Câmara Municipal. Com esta gente toda, de certeza que estes utentes vão fazer desta instituição uma instituição fora do comum. Obrigada por estares com a Póvoa de Lanhoso”, referiu o autarca da Póvoa de Lanhoso, dando ainda nota que o concelho, além da AADVDB, tem no seu território, e na área da deficiência, a ASSIS e a Casa de Trabalho de Fontarcada.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia