Câmara de Viana do Castelo reduz em 18% IMI a famílias com filhos

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34980

A maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo vai propor, hoje, em reunião ordinária do executivo, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com dependentes, informou fonte autárquica.
Em comunicado, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou que “a medida visa apoiar os cidadãos e as famílias que continuam a enfrentar dificuldades económicas e financeiras e reduz também a taxa a aplicar em 18%”.

“A proposta de fixação das taxas de IMI tem em conta o facto de o executivo estar atento às dificuldades económicas e financeiras que as famílias continuam a enfrentar, pelo que o valor do valor será reduzido em função do número de filhos, significando que uma família com um filho tem dedução fixa de 20 euros, com dois dependentes 40 euros e com três ou mais filhos 70 euros”, explicou o município.

A taxa de IMI no concelho, de acordo com a proposta a submeter, na quinta-feira, à apreciação da vereação, aponta para os 0,37%, valor, que segundo a autarquia “representa uma redução de 18% relativamente à taxa máxima, estabelecida por lei em 0.45%”.
A reunião camarária tem início marcado para as 15 horas, no salão nobre da Câmara de Viana do Castelo.

A proposta do PS prevê ainda “a majoração até 30% da taxa aplicável a prédios urbanos degradados com vista ao incentivo à reabilitação urbana”.
Para os prédios urbanos (casas para habitação e terrenos para construção) os municípios têm liberdade para fixar a taxa de IMI entre 0,3% e 0,45%, enquanto no caso dos prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas) a taxa aplicável é de 0,8%.

A Câmara de Viana do Castelo é liderada pelo Partido Socialista, com seis eleitos, estando a oposição representada por dois vereadores do PSD e um do PCP.
Nas autárquicas de 1 de Outubro, o PS conseguiu também maioria na Assembleia Municipal, o que garante a aprovação do orçamento neste órgão.
A proposta ainda vai ser analisada e votada na Assembleia Municipal, onde o PS tem 15 eleitos, o PSD sete, o PCP três, o Bloco de Esquerda um, a coligação CDS/PPM um e o MPT também tem um eleito.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia