Banco de Sangue espera ser auto-suficiente em 2018

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1306

São cerca de 7 mil as unidades de sangue necessárias, em média, por ano, no Hospital de Braga. O objectivo do Banco de Sangue é suprir as necessidades do hospital em sangue.
Com cerca de dois anos e meio de existência, já são muitos os dadores que fazem parte deste banco que estabeleceu como meta inicial cerca de 20 dádivas diárias, “uma média que está muito perto de alcançar”, avançou António Marques, director do serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga.

António Marques destaca que a resposta da população de Braga tem sido “espectacular”.
O Banco de Sangue tem actualmente cerca de 3.500 dadores e este ano já atingiu as 5 mil dádivas. “São números muito positivos”, salienta o director do serviço de Imunohemoterapia que espera alcançar “as 30 dádivas diárias, em 2018, totalizando as 6 mil dádivas anuais, o que significa atingir níveis de auto-suficiência de sangue no hospital”.

António Marques salienta ainda que os dadores do Hospital de Braga também podem registar- -se como potenciais dadores de medula óssea. Para se candidatarem, precisam de ter entre 18 e 45 anos, preencher um questionário e, caso reúnam as condições necessárias para se tornarem dadores de medula, uma pequena amostra de sangue será remetida para o Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
Este registo está integrado numa base de dados internacional, permitindo que a sua doação possa salvar doentes em qualquer parte do mundo.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia