Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cerca de 500 investidores da Diáspora estão reunidos em Viana do Castelo
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Cerca de 500 investidores da Diáspora estão reunidos em Viana do Castelo

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Cerca de 500 investidores da Diáspora estão reunidos em Viana do Castelo

Alto Minho

2017-12-15 às 19h15

Redacção Redacção

O II Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre até amanhã em Viana do Castelo, junta cerce de meio milhar de investidores portugueses vindos de todo o mundo. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sublinhou que o Alto Minho tem “acarinhado os investimentos” e salientou o crescimento económico da região, terminando com um desafio para que se aprofunde o maior ativo: a língua portuguesa.

Citação

O II Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre até amanhã em Viana do Castelo, junta cerce de meio milhar de investidores portugueses vindos de todo o mundo. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sublinhou que o Alto Minho tem “acarinhado os investimentos” e salientou o crescimento económico da região, terminando com um desafio para que se aprofunde o maior ativo: a língua portuguesa.

O autarca, que abriu a sessão do Encontro de Investidores da Diáspora juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Economia e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, salientou a importância do encontro e vincou que “os autarcas do Alto Minho têm acarinhado os investimentos dos nossos investidores da diáspora nos seus territórios, e a prova disso são os exemplos de investimentos que se têm efetuado um pouco pelos 10 concelhos, mas também as parcerias e os apoios que as empresas e empresários da diáspora deram nos períodos da crise recente”. Com estas opções, continuou José Maria Costa, foram abertas “portas para a internacionalização de muitas empresas locais, que hoje têm no mercado da exportação mais de 50 % da sua atividade empresarial”.

José Maria Costa aproveitou ainda o discurso para lembrar que o Alto Minho “conseguiu ser a segunda NUTS III da Região do Norte mais resiliente à crise internacional, com um crescimento médio anual de 0,7% entre 2008 e 2015, claramente superior aos -0,2% da Região do Norte e aos - 0,7% de Portugal”, apresenta uma balança comercial de bens com evolução muito favorável nos últimos anos (com níveis de exportações na ordem dos 1.600 M€), com saldos positivos cada vez mais favoráveis (na ordem dos 600 M€) e uma taxa de cobertura (161%) claramente superior à média nacional (82,3%), e que as “as exportações no Alto Minho cresceram 22% entre 2013 e 2015, ou seja, a um ritmo médio 1,7 vezes superior ao verificado na Região do Norte e mais de quatro vezes superior ao registado ao nível nacional”.

O autarca, também Presidente da CIM Alto Minho, concluiu com os dados do emprego, cujos indicadores “registaram igualmente uma evolução positiva com uma redução do número de desempregados entre 2013 e 2016 (-37%) ainda mais favorável do que a registada ao nível do Continente e da Região do Norte (-31%), continuando assim o Alto Minho a ser a NUTS III da Região do Norte com o menor indicador local de desemprego registado”.

“Mas a promoção da nossa língua, porventura o nosso maior ativo tem de ser aprofundado nos domínios da literatura, das artes, da economia, da música e do ensino”, concluiu, num desafio lançado aos governantes presentes no II Encontro de Investidores da Diáspora.

O II Encontro de Investidores da Diáspora
A iniciativa, que visa promover a dinamização do tecido empresarial da diáspora portuguesa e do seu duplo potencial, enquanto origem de fluxos de investimento e destino de iniciativas de diversificação de mercados por parte de empresários portugueses, ao nível das micro e pequenas empresas, pretende ir ao encontro das preocupações, questões e interesses concretos dos participantes, facultando-lhes o acesso a conhecimentos e informação em áreas-chave para os seus negócios, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento em Portugal (estando para o efeito presentes representantes das relevantes instituições e instrumentos de apoio ao investimento ou ligados às áreas funcionais que lhe estão mais diretamente associadas), facilitando-lhes o estabelecimento de redes de contacto com entidades importantes para as suas atividades económicas e também com outros investidores, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

O programa do evento foi concebido em torno de painéis dedicados a áreas temáticas úteis e apelativas aos investidores portugueses e lusodescendentes presentes. Três painéis institucionais incidirão, respetivamente, sobre oportunidades, instituições e instrumentos de apoio ao investimento; modelos de associação e participação em rede, com enfoque nas Universidades, Câmaras de Comércio e Indústria portuguesas no estrangeiro e outras formas de associativismo empresarial da diáspora; e o papel das autarquias, regiões, cooperação regional e transfronteiriça. Estes painéis temáticos serão lançados por membros do Governo e neles participarão oradores representando tutelas, instituições e entidades nacionais relevantes nas áreas do investimento e empreendedorismo com origem ou destino na Diáspora.

*** Nota da C.M. de Viana do Castelo ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho