Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Feira Anual de Santa Catarina mantém a tradição
“O favoritismo é 50/50”

Feira Anual de Santa Catarina mantém a tradição

Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Feira Anual de Santa Catarina mantém a tradição

Vale do Ave

2014-11-26 às 23h30

Redacção Redacção

Celorico de Basto recebeu a Feira Anual de Santa Catarina de 22 a 25 de novembro onde foi destaque o concurso pecuário de raças de aptidão carne no dia oficial da efeméride, a 25 de novembro.

Citação

Celorico de Basto recebeu a Feira Anual de Santa Catarina de 22 a 25 de novembro onde foi destaque o concurso pecuário de raças de aptidão carne no dia oficial da efeméride, a 25 de novembro.

“A Feira Anual da Santa Catarina mostra-se como uma iniciativa cada vez mais procurada pelos comerciantes e pela população em geral que aproveita para se apetrechar com alguns utensílios típicos do inverno, como cobertores e casacos, e utensílios agrícolas como alfaias e árvores de fruto”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
O autarca reforçou a importância das atividades paralelas para atrair cada vez mais visitantes mas deu especial destaque aos concursos pecuários como ex-libris da Santa Catarina. “Este ano tivemos dois concursos pecuários, no dia 23, o da raça leiteira, Holstein Frísia, e no dia 25 o grande concurso de raça de aptidão carne, raças autóctones, que envolveram muitos produtores e curiosos aficionados deste género de concursos. Tendo em conta a atratividade deste concurso, um dos mais participativos da região, estou certo que, mais cedo ou mais tarde, teremos condições para atrair outras raças e quem sabe tornar um concurso regional de âmbito nacional”, reforçou.

As ruas de Celorico de Basto encheram para receber as centenas de feirantes que aproveitaram para escoar os produtos. “Apesar das dificuldades económicas, nesta feira faço sempre muito negócio, não vendo os produtos todos mas vale bem a pena marcar presença” referiu um dos feirantes.

Recordar que no concurso pecuário das raças aptidão carne estiveram a participar as raças Minhota, Barrosã, Maronesa e a Frísia, no Mercado Municipal. Os concursos foram organizados em parceria com a Câmara Municipal, a Casa do agricultor, OPP, e a Escola Profissional de Fermil de Celorico de Basto. Um espaço que contou ainda com demonstrações equestres com batismo a cavalo, um ponto de atração para miúdos e graúdos. O tradicional corta mato do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto envolveu os alunos, como habitualmente, na tradicional Feira Anual de Santa Catarina.
A feira caracteriza-se pela exposição para venda de alfaias agrícolas, casacos, cobertores, edredons, meias, etc. Comem-se as últimas sardinhas, as castanhas assadas e aproveita-se esta festividade para comprar as árvores de fruto.

Tal como no ano transato a Feira Anual de Santa Catarina foi abrilhantada com o programa da Sic “Portugal em Festa”, que salientou algumas das particularidades do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho