Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Escola de Música Tradicional do Larouco nasceu em Montalegre
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Escola de Música Tradicional do Larouco nasceu em Montalegre

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Escola de Música Tradicional do Larouco nasceu em Montalegre

Nacional

2015-10-02 às 00h16

Redacção Redacção

Apresentação na sede do Ecomuseu de Barroso

Citação

A sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, recebeu uma demonstração dos instrumentos que vão compor a aprendizagem da recém-criada Escola de Música Tradicional do Larouco. Os professores fizeram uma jornada de apresentação nos diferentes ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz. Segundo David Teixeira, vice-presidente do município, é mais «uma oportunidade de formação para os barrosões».

O concelho de Montalegre conta, a partir de agora, com um novo projeto: a Escola de Música Tradicional do Larouco (EMTL), cujo fim passa por promover o ensino da gaita-de-foles e precursão tradicional. A iniciativa nasceu de uma parceria entre a autarquia, a Academia de Artes de Chaves e o projeto Enraizarte. Numa fase inicial, o curso vai funcionar com três disciplinas nucleares: formação musical, classe conjunto e instrumento. Cada uma com duração de 90 minutos semanais que irá proporcionar um grau académico na área musical.
 
SONHO CONCRETIZADO
 
David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, refere que se «concretizou um sonho que, ao longo de vários anos, foi ganhando corpo» e o facto de esta apresentação decorrer na sede do Ecomuseu faz todo o sentido, uma vez que «faz parte da nossa identidade e das nossas origens». O autarca acredita que este género musical «está no ouvido dos barrosões».
 
MONTALEGRE É EXEMPLO
 
Para Marcelo Almeida, diretor da Academia de Artes de Chaves, Montalegre «é exemplo na forma de gerir e investir na cultura tradicional» por isso «abrir esta escola é, também, descentralizar para um local com muita tradição oral e musical». Em nome do Ecomuseu de Barroso, Gorete Carneiro, afirma que é uma «oportunidade única», sobretudo para «transmitir às novas gerações a identidade musical da nossa região». Está marcada uma nova sessão de esclarecimento. Pré-inscrições dia 10 de outubro, pelas 15 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso.


*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Montalegre ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho