Correio do Minho

Braga, sábado

A tradicional Festa das Colheitas de Prado está de regresso de 28 a 30 de setembro
Três minhotos na selecção de Andebol que defronta Roménia em St.º Tirso

A tradicional Festa das Colheitas de Prado está de regresso de 28 a 30 de setembro

Anseio de décadas ganha forma na duplicação da Estrada Nacional 14

Cávado

2018-09-25 às 18h13

Redacção

A Festa das Colheitas de Prado vai na 7ª edição, 6 das quais inseridas Na Rota das Colheitas do Município de Vila Verde, e tem crescido consideravelmente de ano para ano com uma participação massiva da população local e de visitantes de toda a região.

A Vila de Prado continua a dar cartas com uma agenda cultural bem preenchida. Desta vez, é a Festa das Colheitas que ganha protagonismo através de uma programação abrangente durante o último fim de semana deste mês, 28 a 30 de setembro. Durante três dias consecutivos, pradenses e visitantes têm a oportunidade de assistir a diversas atividades tradicionais, de apreciar a gastronomia regional, de se divertirem ao som da música típica do Minho, entre outras experiências. O evento decorre nas imediações da Igreja Nova de Prado (Santa Maria) e, este ano, conta com duas novidades no cartaz. A after party com Serafim Animações e atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos) são as novas apostas da organização que prometem não só enriquecer e prolongar a festa, mas também dar mais ânimo e diversão ao público presente. A gastronomia é também uma das grandes atrações durante estes dias. Serão várias as mesas que apresentam uma ementa bem à moda do Minho. Arroz de feijão é o prato principal, já o acompanhamento fica à escolha cada pessoa. As opções são pataniscas, panados e frango frito, entre outras.

A Festa das Colheitas de Prado vai na 7ª edição, 6 das quais inseridas Na Rota das Colheitas do Município de Vila Verde, e tem crescido consideravelmente de ano para ano com uma participação massiva da população local e de visitantes de toda a região. A organização está a cargo da Paróquia de Prado. O padre João Alberto Correia está confiante que esta edição será, uma vez mais, um grande motivo de satisfação e alegria para todos e deixa a nota de que é altura certa para agradecer os ‘frutos’ que a terra deu. “A Festa das Colheitas tem corrido muito bem nos últimos anos e, este ano, acredito que temos todas as condições para progredir ainda mais. O programa está convidativo e penso que as pessoas vão aderir em força”, afirma o sacerdote da Vila de Prado. Embora o evento tenha cariz bastante religioso, o padre João não deixa de realçar a forte componente recreativa e de lazer pensada para criar um ambiente singular repleto de boa disposição. No decorrer da conversa é também salientado que o valor das receitas é usado para ajudar com as despesas relacionadas com a paróquia. “O dinheiro angariado pela iniciativa tem como intuito ajudar com os gastos que são feitos pela igreja. Sempre com o propósito de beneficiar a freguesia e quem a habita”, realça o pároco.

Um cartaz para celebrar as colheitas
Numa altura que os agricultores locais vão até ao campo para, alegremente, colher a bênção da terra, Prado prepara-se para levar a cabo a tradicional Festa das Colheitas com um cartaz que cruza as celebrações religiosas com atividades de diversão. No primeiro dia, sexta feira, as festividades arrancam com celebração de uma eucaristia. Entretanto, acontece a matança de porco (19h00), uma das práticas do mundo rural mais frequentes nos tempos passados. Passado meia hora, entra em cena a fanfarra da Vila de Prado para animar o público. Após o jantar, a Escola de Música de Prado mostra os talentos locais às 21h30.
No dia seguinte, as atividades começam pela manhã com muita intensidade com o IV Torneio das Colheitas/Fut7 no parque de jogos do GD Prado (10h00). Já na parte da tarde, às 16h, dá-se um dos momentos protagonizados pelos mais novos, o Desfile da Pequenada, que acontece entre a Capela de S. Tiago e a Igreja Nova. O programa continua mais pelo fim do dia com o famoso porco no espeto que, certamente, vai deixar toda a gente com mais energia para permanecer pela noite a dentro. Nesse meio-tempo desenrola-se a Missa da Catequese com início marcado para 18h30m. A seguir, dá-se o jantar para se manter o espírito de confraternização e depois chegam duas atividades populares muito acarinhadas pelo público: a desfolhada, representada quer pelas crianças quer pelos mais velhos, e o magusto tradicional. Nessa hora também chega o espetáculo de folclore com os ranchos de Prado a alegrar a plateia. A animação não fica por aí e o Grupo Musical Verde Canto apresenta um reportório repleto de temas que valorizam a tradição minhota. Pela primeira vez, surge no cartaz uma after party conduzida pelo DJ Serafim Animações que garante divertir o pessoal pela noite fora.

Um domingo repleto de atividade
O domingo é o último dia, mas a festa segue com grande dinâmica. Depois da realização da célebre Missa das Colheitas, agendada para as 10h00, acontece a atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos), uma iniciativa que entra pela primeira vez no cartaz e que decorre até à hora de comer as saborosas papas de sarrabulho. A tarde fica reservada ao Cortejo de Oferendas, que percorre a largo da feira até à igreja paroquial, e ao Leilão das Colheitas, que reúne vários carros com madeira, vegetais ou animais vivos, entre outros elementos. Entre o jantar, a animação musical chega por parte dos cantares ao desafio Loureiro de Barcelos & Companhia. A sessão de fogo-de-artifício faz o desfecho das festividades, às 21h00.
A Festa das Colheitas é organizada pela paróquia de Prado e faz parte da vasta programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, um evento que abrange mais de trinta iniciativas de agosto a novembro e que reflete a verdadeira alma da tradição minhota.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.