Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Aluno de Braga representa o país nas Olimpíadas de Astronomia
João Carvalho lembrado na Missa do Caloiro

Aluno de Braga representa o país nas Olimpíadas de Astronomia

Ricardo Rio: “Esta vinda à Malafaia é a forma de dizer obrigado a todos estes bracarenses”

Aluno de Braga representa o país nas Olimpíadas de Astronomia

As Nossas Escolas

2019-05-20 às 10h20

Redacção Redacção

Conquistou o 2.º lugar na competição nacional e agora João Dinis Álvares vai representar Portugal nas Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica, que se realizam na Hungria, de 2 a 10 de Agosto.

João Dinis Álvares, que frequenta a Escola Secundária D. Maria II, vai representar Portugal nas Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica, que se realizam na Hunri, de 2 a 10 de Agosto.
Foram 10 os alunos, de escolas secundárias de Abrantes, Braga, Leiria, Lisboa, Mafra e Ponta Delgada, que disputaram a final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2019, em Coimbra, tendo o jovem de Braga conquistado o 2.º lugar.
As provas, uma teórica e outra prática, tiveram lugar no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. O programa da competição incluiu várias actividades científico-culturais.

Estes 10 alunos foram apurados numa prova eliminatória à qual concorreram 76 estudantes de todo o país. A final nacional seleccionou os 4 alunos que constituem a equipa portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica que vão decorrer na Hungria entre 2 e 10 de Agosto. 
A preparação para a prova internacional acontecerá nos meses de Junho e Julho, ministrada por astrónomos profissionais.

Promovidas e organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), as Olimpíadas de Astronomia têm como objectivo incentivar o interesse pela Astronomia; enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia na população escolar; promover o contacto com a realidade da Astronomia profissional em Portugal e estimular a curiosidade e o pensamento científico.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.