Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos da D. Maria II no Parlamento Europeu
Tiago Brandão Rodrigues e José Mendes são dois minhotos integram o XXII Governo

Alunos da D. Maria II no Parlamento Europeu

Cinco olhares sobre a Fábrica Regalado em exposição na Casa do Vinho Verde

Alunos da D. Maria II no Parlamento Europeu

Ensino

2010-03-06 às 06h00

Redacção Redacção

Os alunos da turma 12.º J da Escola Secundária D. Maria II realizaram recentemente uma visita de estudo ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. A deslocação, que se prolongou por três dias, funcionou também como viagem de finalistas.

Os alunos do 12.º ano, turma J, da área de Ciências Socio-económicas, da Escola Secundária D. Maria II viveram recentemente uma experiência diferente e bastante enriquecedora: durante três dias, realizaram uma visita de estudo ao Parlamento Europeu.

A acompanhar os alunos foram a professora de Área de Projecto, a directora de turma, o professor de Geografia, o professor de Economia e ainda o director da escola,
Esta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de Área de Projecto, na qual os alunos têm vindo a realizar trabalhos de investigação sobre as diferentes instituições europeias.

Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de realizarem uma viagem de finalistas que se pretendia que tivesse uma dimensão cultural e não apenas lúdica. Tratou-se de uma visita financiada por um grupo de eurodeputados do Bloco de Esquerda.
“Os encarregados de educação dos alunos da turma concordaram, desde o início, com este projecto e com as suas linhas gerais”, refere a escola numa nota enviada à imprensa.

Foram definidos como objectivos deste projecto: conhecer a União Europeia (UE); analisar a organização e funcionamento das principais instituições da UE, designadamente o Parlamento Europeu; assistir a uma sessão do Parlamento Europeu e dar a conhecer à comunidade escolar e aos órgãos de comunicação o produto final.
Os alunos e os professores assistiram a uma sessão no Parlamento Europeu.

Durante essa sessão, os euro-deputados portugueses Marisa Matias e Rui Tavares explicaram detalhadamente aos presentes o funcionamento e a dinâmica da instituição, esclarecendo, também, todas as dúvidas colocadas e agendaram ainda entrevistas com alguns alunos para complemento dos trabalhos da disciplina de Área de Projecto, cujo produto final será divulgado em conformidade com o calendário escolar.

O tempo livre foi aproveitado, por alunos e professores, para conhecer a bonita cidade capital da Bélgica, Bruxelas, nomeadamente os seus magníficos mu-seus e monumentos mais emblemáticos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.