Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Alunos da EB Zaida Garcez criam mural que promove união
Guimarães organiza 31ª edição de “Cinema em Noites de Verão”

Alunos da EB Zaida Garcez criam mural que promove união

Arranca construção da Via Ciclo-Pedonal de Famalicão

Alto Minho

2019-06-24 às 14h15

Redacção

Os 65 alunos da Escola Básica Zaida Garcez, em Darque, Viana do Castelo, ajudaram a criar mural que promove união da comunidade escolar. José Maria Costa participou na inauguração do projecto.

Na freguesia de Darque, em Viana do Castelo, o presidente da Câmara Municipal local, José Maria Costa, marcou presença na inauguração do mural de azulejos ‘A Escola somos nós’, criado com a ajuda dos 65 alunos da Escola Básica Zaida Garcez.
O mural resultou de um projecto que visa aumentar a identificação dos alunos e das famílias com a escola, fomentando a sua participação e envolvimento na vida escolar, e contou com a participação da artista Rita GT.
Esta actividade inseriu-se na acção ‘Apoio à auto-organização dos habitantes’ do projecto Contrato Local de Desenvolvimento Social, 3.ª Geração, Viana Sul (CLDS 3G Viana Sul), no âmbito do Eixo 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições.
O projecto envolveu a participação de toda a comunidade escolar durante grande parte do ano lectivo e envolveu a dinamização de várias sessões com cada turma, culminando com a apresentação deste mural de azulejos - explica a autarquia vianense em comunicado.
Na sessão, José Maria Costa agradeceu o empenho dos alunos, dos pais, professores e auxiliares educativos, bem como de toda a equipa que contribuiu para o sucesso deste projeto, referindo que as artes são “um caminho para o sucesso escolar” e que certamente “vai deixar sementes para o futuro”.
Também a directora do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, Conceição Fernandes, indicou que cada um dos azulejos representou um auto-retrato desenhado por cada um dos estudantes da escola básica, referindo que a mensagem pretendida é demonstrar que “todos fazem parte da escola”, contribuindo para o desenvolvimento e para a preservação do equipamento educativo.
Ao longo deste ano lectivo, a equipa do projecto CLDS 3G Viana Sul lançou variados desafios à comunidade escolar da Escola Básica Zaida Garcez, tendo permitido às seis dezenas de alunos a prática de expressão dramática e hip-hop, culminando na criação colectiva do mural que visou aumentar a identificação de todos com a escola.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.