Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Alunos mais próximos das empresas
Município de Fafe equipa escolas com Salas de Aula do Futuro

Alunos mais próximos das empresas

Eventos do Altice Forum Braga na lista dos Iberian Festival Awards 2020

Alunos mais próximos das empresas

Ensino

2019-11-14 às 08h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho organizou, durante o dia de ontem, o EEG Business Day 2019. Mais de 700 alunos participaram na nona edição que contou com testemunhos de representantes de várias empresas de sucesso.

Muito mais do que uma feira de emprego, a EEG Business Day 2019, organizada pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UMinho), pretende “aproximar” os alunos do mercado de trabalho. “Este dia é muito mais do que uma feira de emprego, porque tem uma abordagem diferente e tem funcionado muito bem”, assegurou ontem Cristiana Leal, uma das responsáveis pela organização desta nona edição, garantindo que desta iniciativa “têm surgido outras acções e alunos colocados, por isso, este modelo é para manter”.
Ontem não houve aulas na Escola de Economia e Gestão e dos cerca de dois mil alunos que frequentam as oito licenciaturas e os 15 mestrados participaram no certame mais de 700 estudantes. “Este é o maior evento que a escola organiza anualmente e a adesão é muito grande”, confirmou Cristiana Leal, que organizou o EEG Business Day 2019 com Ana Caria.
Durante a manhã de ontem, realizaram-se sessões paralelas onde mais de 20 empresas nacionais e internacionais, com sede na região, se apresentaram aos alunos. “Ao contrário de uma feira de emprego, o que fazemos aqui é alocar as empresas e os alunos para o contexto de sala de aula, permitindo uma comunicação muito mais abrangente e uma maior proximidade entre empresa e alunos”, explicou a responsável, referindo que quando se faz uma feira de emprego os alunos podem passar pelos stands ou não. “Desta forma, os alunos têm uma hora com um responsável da empresa, sendo que uma parte é dedicada à apresentação institucional e às oportunidades de emprego, seguindo-se depois outro momento mais direccionado para as empresas indicarem quais as carac- terísticas que mais valorizam num recém-licenciado”, esclareceu a professora, assegurando que “há sempre espaço de diálogo em que os alunos podem fazer questões”.
O EEG Business Day 2019 aposta também numa sessão mais orientada para o empreendedorismo. “Temos muitos alunos que têm ideias de negócio e assim podem perceber como funciona esse mundo e como podem ser apoiados”, justificou Cristiana Leal, destacando a presença de duas entidades que apoiam o empreendedorismo.
A iniciativa contou ainda com as speed interviews com empresas de recrutamento, onde muitos alunos tiveram a primeira experiência do género, tendo a oportunidade de entregar currículos e alguns serem contactados.
O programa contemplou também uma mesa redonda sobre a temática ‘Empresas, Cultura e Sociedade’, terminando o dia com uma palestra com o seleccionador nacional de futsal, Jorge Braz, que conquistou o título de campeão da Europa de Futsal e melhor seleccionador do mundo. “Como atingir objectivos e resultados e como fazer a gestão emocional é fundamental para os nossos alunos e nada melhor do que ter cá o melhor do mundo”, confidenciou Cristiana Leal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.