Correio do Minho

Braga, terça-feira

Autarca de Viana do Castelo defende reforço de verbas para cooperação transfronteiriça
Melhor arraque de sempre à boleia de Pedro Nuno e Chiquinho

Autarca de Viana do Castelo defende reforço de verbas para cooperação transfronteiriça

Jantar Humanitário angaria verbas para apoiar projectos da instituição

Alto Minho

2018-10-09 às 06h00

Redacção

José Maria Costa diz que só através deste reforço é possível aproximar as regiões de fronteira dos índices de desenvolvimento das regiões atlânticas.

O autarca de Viana do Castelo defendeu ontem, no 8.º Encontro Anual das Plataformas Transfronteiriças da União Europeia, o reforço das verbas para a cooperação transfronteiriça das fronteiras entre Portugal e Espanha, atendendo que são as zonas de fronteira de toda a União Europeia com menor população e menor índice de desenvolvimento. Em Bruxelas, o socialista afirmou que só através do reforço dos instrumentos de financiamento será possível aproximar as regiões de fronteira dos índices de desenvolvimento das regiões atlânticas.

O Encontro Anual das Plataformas Transfronteiriças da União Europeia é coordenado pelo Comité das Regiões e conta com a participação da Comissão Europeia.
Nesta reunião, o autarca de Viana do Castelo participou a convite do Comité das Regiões, com uma intervenção em que apresentou o projecto de cooperação transfronteiriça Rio Minho e onde teve também a oportunidade de apresentar sugestões para o próximo período de programação comunitária 2021-2027.
Este seminário tinha como objectivo recolher contributos de boas práticas europeias de cooperação transfronteiriça, assim como receber sugestões para o período de negociação a decorrer na Comissão Europeia sobre o próximo período de programação comunitária e, em especial, do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal.

O autarca de Viana do Castelo participou ainda na cerimónia da entrega de prémios dos melhores projectos transfronteiriços europeus. A presença do edil em Bruxelas está integrada na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018. Para além desta comunicação, o autarca terá mais duas participações, uma sobre o Eixo Atlântico e outra para apresentação do programa Vital Regions.
A Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018 é um evento anual de quatro dias onde funcionários das administrações das regiões e dos municípios, bem como peritos e representantes do mundo académico, podem trocar boas práticas e conhecimentos sobre o Desenvolvimento Regional e Urbano. O encontro constitui também uma reconhecida plataforma de comunicação política sobre a política de coesão da União Europeia, sensibilizando os responsáveis políticos para a importância das regiões e dos municípios na elaboração das políticas da União Europeia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.