Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Banda Nova de Barroselas “assinou há 85 anos um compromisso com a cultura”
Festa Intercultural em Famalicão

Banda Nova de Barroselas “assinou há 85 anos um compromisso com a cultura”

Fábio Martins melhor avançado do mês da I Liga

Banda Nova de Barroselas “assinou há 85 anos um compromisso com a cultura”

Alto Minho

2019-09-16 às 16h45

Redacção Redacção

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na sessão solene de homenagem à Banda Nova de Barroselas, tendo registado, na sua intervenção, o inestimável trabalho na formação musical de muitas gerações.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, garante que a Banda Nova de Barroselas “assinou há 85 anos um compromisso com a cultura”. O autarca vianense marcou ontem presença na sessão solene de homenagem à Banda Nova de Barroselas, tendo registado, na sua intervenção, este compromisso, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos fundadores em épocas difíceis, fazendo referência ao inestimável trabalho na formação musical de muitas gerações.

“Hoje, graças ao trabalho das bandas de música e às escolas, temos gerações de jovens mais bem formados no que toca à música e também públicos mais sensíveis à arte musical”, garantiu o edil.
O Presidente da Câmara referiu também que o Município de Viana do Castelo aprovou recentemente um reforço financeiro para apoiar as Bandas de Música do concelho, atendendo ao trabalho de formação musical que as tornaram em autênticas escolas de música.

A Associação Banda Escuteiros de Barroselas foi fundada em 1934 por Armindo Santos Barbosa juntamente com um grupo de colegas escuteiros que possuíam algum conhecimento na área da música. Na altura, Armindo Santos era o responsável por um grupo coral e, no dia 29 de junho de 1934, participou na Missa de Primeira Promessa de Escuteiros, tendo acompanhado posteriormente a procissão com marchas de que dispunham para a ocasião, uma vez que praticamente todos os elementos eram músicos de instrumentos de sopro. Estava, assim, formada a Banda dos Escuteiros de Barroselas.

Desde então, a banda de música já recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal e foi declarada como Instituição de Utilidade Pública, tendo já gravado dois CDs e um DVD.
Atualmente, é composta por cerca de 65 elementos, tendo tido como regentes Armindo Barbosa, Fernando Peixoto, Ângelo Barbosa e, desde 1990, Álvaro Barbosa de Sousa, neto do fundador.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.