Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Braga ganha ainda mais encanto durante a Semana Santa
Vitória SC resgatou o quinto lugar

Braga ganha ainda mais encanto durante a Semana Santa

Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal em Guimarães, 24 de Junho

Braga

2019-04-20 às 06h00

Patrícia Sousa

Turistas invadiram a cidade de Braga por estes dias. Na semana maior do ano, quem está de visita não perde as procissões, as cerimónias religiosas na Sé e, sobretudo, um passeio pelas ruas do centro.

Para uns, visitar Braga, durante a Semana Santa, já é uma tradição. Para outros, a cidade dos arcebispos surgiu no roteiro “por acaso”. Para alguns a capital do distrito era aquele destino que “há muito” queriam conhecer. Mas todos partilham da mesma opinião: “Braga é uma cidade linda e na Semana Santa ganha outro encanto”.
Durante a manhã de ontem, o centro da cidade estava repleto. Bracarenses andavam a fazer as últimas compras para o tradicional almoço em família, bem como para receber o Compasso Pascal em casa. Entre, a azáfama dos residentes, lá andavam, muitos turistas com os mapas da cidade na mão.
Mara Angeles está até amanhã com o marido, filhos e uns amigos em Braga. De Leon, em Espanha, os casais estão pela primeira vez a visitar a cidade dos arcebispos. “Disseram-nos que a cidade é muito bonita e durante o período da Semana Santa ganha ainda outro encanto, por isso, decidimos vir este ano durante quatro dias”, contou a espa- nhola, que ficou “encantada” com a Procissão do Senhor Ecce Homo, que se realizou na passada quinta-feira à noite. Para além do centro histórico, as duas famílias vão ainda aproveitar para conhecer o Bom Jesus e o Sameiro. “Queremos subir os famosos escadórios e depois des- cer no elevador”, asseguraram.
Também da vizinha Espanha, o Correio do Minho falou com Marta Pereira, que decidiu passar o dia de ontem pela cidade. “Somos de Ourense e acabamos por vir muitas vezes a Braga. Desta vez, vim com mais familiares para sentir o encanto que a cidade ganha por altura da Semana Santa”, admitiu Marta Pereira, enquanto dava indicações a alguns familiares que ainda não conheciam a cidade, seguindo depois para a Sé Catedral.
Também Sonia Telle e Norja Novo estão de visita à cidade mais uma vez. “Pela proximidade já conhecemos Braga, mas ainda não tínhamos vindo cá na Semana Santa”, contaram aqueles habitantes de Vigo, em Espanha, admitindo estar “a gostar muito”. “Sempre nos disseram que esta Semana Santa é única e, pelo que vimos, vale mesmo a pena ver”, apelaram os galegos, referindo que vão aproveitar para “conhecer melhor o centro da cidade”, já que o Bom Jesus já mereceu uma visita do casal.
A pedir informações no Posto de Turismo de Braga, estavam os amigos brasileiros Ingrid Matos e Augusto Faustino. A viver no Porto há um ano, decidiram aceitar o convite de uma amiga, também brasileira, e ontem passaram o dia pela cidade dos arcebispos. “Acabamos de chegar e estamos a ver como funciona. Queremos conhecer tudo e vamos ficar para a procissão da noite. Dizem que é muito emocionante”, confidenciaram os jovens que estavam na companhia de Walmira Costa, que vive em Portugal já lá vão 20 anos. “Todo o mundo vem para cá na Páscoa, também decidimos vir cá para ver as procissões e as celebrações religiosas”, confessou.
Também brasileiros, mas de férias em Portugal, o Correio do Minho falou com o Cristiane e Fábio Marques. “Estamos a fazer um tour por Portugal e decidimos vir ao Norte”, contaram os jovens, admitindo que Braga não estava no roteiro. “Foi uma boa coincidência e ainda bem, porque estamos a adorar a cidade. É muito linda, agora percebo porque é que muitos brasileiros estão vindo para cá”, atiraram os turistas. E a escolha do dia não podia ser melhor. “A cidade está muito bonita. Já visitamos a Sé Catedral e o Jardim de Santa Bárbara. Agora vamos ao Bom Jesus”, revelaram Cristiane e Fábio, constatando que ficaram “admirados” por a cidade “além de ser muito bonita, é muito organizada e limpa”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.