Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Braga: Igreja exorta bracarenses a seguirem o exemplo de vida de S. João Baptista
Empresas impedidas de aferir tacógrafos obrigam clientes a ir a Espanha

Braga: Igreja exorta bracarenses a seguirem o exemplo de vida de S. João Baptista

Esposende a Dançar no próximo fim-de-semana

Braga

2019-06-25 às 06h00

Isabel Vilhena

A proactividade de S. João Baptista foi um dos muitos apelos deixados ontem na tradicional missa campal que decorreu do Parque da Ponte e contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

Num mundo em mudança, é preciso agir perante os grandes desafios do mundo real. O alerta deixado ontem pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, na eucaristia solene do Nascimento de São João Baptista que, este ano, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Perante centenas de pessoas que se encontravam espalhadas pelo Parque de Ponte, umas em pé e outras sentadas em pequenos bancos que trouxeram de casa, o Arcebispo de Braga exortou os bracarenses a honrarem a memória de S. João Baptista, tendo como inspiração pelos principais traços da sua personalidade: “um homem que vai ao encontro das pessoas, que lê os sinais dos tempos e incide sobre a realidade. Muitas vezes esperam o nosso compromisso, incluindo a nível social, e não é justo que defraudemos as suas expectativas”.

Na homilia, D. Jorge de Ortiga apresentou a figura de João Baptista e a sua influência segundo três verbos: sair, discernir e intervir. “A primeira característica de João é a sua proactividade, a sua capacidade de sair e ir ao encontro das pessoas”. E prosseguiu: “O segundo traço da personalidade de João é a mestria com que lê a realidade circundante. João Baptista é a “voz que grita” no deserto do mundo e anuncia a Palavra que renovará a Humanidade ao ingressar no rumo da História”.

Por último, realçou a capacidade interventiva de João Baptista., deixando um apelo para o “cuidar do outro”, no sentido de gerar um mundo diferente, mais fraterno, mais justo, mais digno. “Sem dúvida, o primeiro passo é colocar o outro no lugar de destaque”, sublinhou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.