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Ensino

2018-06-14 às 15h35

Redacção

Conferência Internacional traz a Portugal dezenas de especialistas. O futuro da educação na Europa, neurociência, aprendizagem, entre outros vão estar em debate de 2 a 5 de Julho em Braga.

Entre 2 e 5 de Julho, no Forum Braga, a casa do Professor organiza o maior evento de educação do ano, a Conferência Internacional Making Learning Meaningful – Implications for Teachers Training, que em português se pode traduzir por 'Aprendizagem com Sentido(s)', debater os desafios europeus colocados à educação em geral e aos professores em particular.
 
Para Hilário Sousa, Presidente da Casa do Professor "A educação dos jovens na europa e no mundo está a sofrer uma 'revolução silenciosa' e é preciso perceber o que os alunos sentem e necessitam e de que forma os professores, por um lado acompanham esta mudança, e por outro que ferramentas precisam de utilizar. O Tempo do quadro e do giz já passou, e muito em breve provavelmente os quadros interativos como os conhecemos também,  e isso merece uma reflexão. Que gerações estamos a formar e como vai ser um tema em discussão por diversos ângulos".
 
Esta conferência insere-se no projeto NESTT – New European Settings for Teachers and Teaching, parte de processos de investigação e coloca duas questões essenciais - Como aprendem as crianças e jovens em contextos formais e não formais? Como podem os professores fazer a diferença nesse processo e que ferramentas devem usar?
 
Vão marcar presença dezenas de oradores e investigadores portugueses e estrangeiros oriundos dos EUA, Finlândia, Catalunha, Bélgica,Polónia, Itália, entre outros.
 
A conferência e os Workshops vão ter como ponto de partida o modo como as crianças e os jovens aprendem no século XXI, o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e a forma como está relacionada com a própria formação dos professores, que tem sido identificada como prioritária por diversos organismos nacionais e internacionais.

Em cima da 'mesa' vão estar temas como Inovação Pedagógica, Neurociência e Aprendizagem  , Aprender no Século XXI , Desenvolvimento do Currículo e Políticas de Formação Contínua de Professores na Europa.

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