Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Braga subscreve declaração da EUROCITIES sobre participação dos cidadãos na Europa
Bienal de Flauta Transversal encerra com chave de ouro

Braga subscreve declaração da EUROCITIES sobre participação dos cidadãos na Europa

Mural do Lar Residencial da Santa Casa de Vila Verde apela à inclusão social

Braga

2018-12-06 às 07h00

Redacção

BRAGA assinou declaração da EUROCITIES sobre a participação dos cidadãos na Europa. No encontro anual desta rede europeia, Braga defendeu o reforço do papel da EUROCITIES como entidade relevante no seio da União Europeia.

Braga acaba de assinar a declaração da EUROCITIES sobre a participação dos cidadãos na Europa. O acto decorreu em Edimburgo, no âmbito do Encontro Anual da EUROCITIES, a rede das maiores cidades europeias e da qual Braga faz parte desde 2016. Durante este encontro foi assinada a declaração sobre a participação dos cidadãos nas instituições democráticas europeias, apelando a um maior envolvimento dos europeus em todos os níveis de governo e a um maior diálogo com as pessoas para provocar um impacto positivo no futuro da Europa.
Na declaração que Braga subscreveu é reforçada a importância e a experiência das cidades em promoveram a participação dos cidadãos na vida política, nomeadamente ao nível da democracia participativa e outras formas inovadoras de participação, que podem ser complementares à democracia representativa, para responder aos desafios emergentes das alterações climáticas, da coesão social, da habitação ou do emprego.
Ricardo Rio, que esteve presente em Edimburgo, destacou que “esta declaração é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser feito no seio da rede, nomeadamente na campanha ‘Cities 4 Europe – Citizens for Europe’, onde Braga esteve particularmente activa. Este é também um forte sinal os autarcas que fazem parte da EUROCITIES pretendem dar à União Europeia, no sentido que é fundamental envolver mais os cida- dãos nas decisões políticas, sendo que para isso devem adoptar novas estratégias para combater os sinais crescentes de descontentamento no seio da sociedade europeia”.
Segundo comunicado emitido ontem pelo município, o presidente da Câmara de Braga participou ainda em diversos debates com os restantes autarcas, nomeadamente sobre a Agenda Urbana para o próximo Orçamento Europeu e outro sobre o futuro da EUROCITIES. Braga defendeu o reforço do papel da EUROCITIES como entidade relevante no seio da União Euro- peia, capacitando mais a rede para actuar como verdadeiro lóbi na defesa dos interesses das cidades.
Num manifesto aprovado pelos autarcas, ficaram decidas as novas linhas orientadoras para a rede, como a coesão social, crescimento inclusivo, sustentabili- dade, acesso a emprego, habitação e educação, vida cultural e espaços públicos vibrantes e participação social. Ficou também aprovado que haverá um encontro anual que reunirá líderes europeus, nacionais e locais para definir uma agenda comum para agenda urbana para as cidades, bem como reforçar a efectividade do financiamento europeu às cidades.
Neste tema em participar, o autarca bracarense reforçou que “nem sempre, como foi o caso de Portugal, os fundos da coesão têm sido verdadeiramente utilizados para as regiões de coesão”, e defendeu ainda que a EUROCITIES devia também ter um papel mais interventivo na área das políticas de juventude, pois é uma área que nem sempre tem estado na agenda da EUROCITIES e que é fundamental para qualquer política de cidade”.
Ricardo Rio elogiou também a inovadora participação neste encontro anual de embaixadores jovens, uma forma de abrir à participação na rede de jovens de todas as cidades participantes.
Na Assembleia Geral foi ainda eleita a nova presidente da EUROCIITES, a presidente da câmara de Estocolmo, Anna König Jerlmyr, e como vice-presidente o presidente de Florença, Dario Nardella.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.